segunda-feira, 2 de maio de 2022

Caves presidenciais



Não me lembro de ter lido ou visto alguma informação sobre os vinhos que porventura se guardam na adega do Palácio de Belém, para serem servidos nas refeições presidenciais. Será que existem, ou serão só comprados na altura para um uso definido e concreto?
Ao contrário, o último número fora de série de Le Point (referido no Arpose, recentemente - Les secrets de l'Elysée) consagra cerca de 2/3 da página 66 às caves do Palácio do Eliseu e às preferências e saberes enológicos dos oito presidentes da 5ª República francesa. O artigo destaca Giscard d'Estaing como o mais sabedor e apreciador de vinhos franceses. Pompidou especializara-se e gostava sobretudo dos grands crus do Médoc. Se Mitterrand era um gastrónomo conhecido quanto a comida (lembremos as hortulanas...), não era muito esquisito quanto a bebidas. Sabe-se da preferência de Chirac pela cerveja e dos gostos modestos de De  Gaulle quanto a vinhos. Sarkozy e Macron, ao que parece, não são grandes conhecedores. Hollande embora aprecie e conheça de vinhos, dada a acumulação de garrafas nas caves do Eliseu, e à crise, resolveu vender, em 2013, alguns excedentes vínicos, que totalizaram a considerável quantia de 700.000 euros. Entre eles, contavam-se alguns Petrus 1961, colheita famosa que fez a alegria de alguns coleccionadores que os vieram a adquirir.
Regressando a Portugal, sabe-se da preferência de Américo Thomaz pelo tinto Dão Terras Altas. Na nossa recente e democrática República, não estou a ver grandes enólogos ou conhecedores. Talvez Mário Soares, porventura. Dos restantes, quase todos eram comedidos como o rei D. Duarte, que até talhava o vinho com água - o que, no séc. XV, até se compreendia. Mas não hoje em dia...

4 comentários:

  1. Não me parece que Mário Soares fosse conhecedor de vinhos. Acho que era mais do estilo: «gosto, «não gosto».
    Bom almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era a minha única incógnita..:-)
      Porque dos outros, não me parece que nenhum tivesse estaleca de epicurista.
      Obrigado.
      Igualmente, com estima.

      Eliminar
  2. Identifico-me com o presidente Soares, ou gosto ou não gosto!
    O actual, depois da publicidade feita a uma bebida energética para almoço, não me parece nada que aprecie ou perceba (ou então esconde muito bem o gosto)
    Bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma opção essencial e pragmática. Respeitável, portanto.
      Bom resto de tarde.

      Eliminar