domingo, 27 de fevereiro de 2022

Apontamento 145: "Animais e Cidadãos"

 

A revolta interior perante um completo desvario da sociedade actual, que se manifesta na ausência de princípios morais, éticos e de civilidade, procura, por vezes e durante muito tempo, como é o caso, as palavras certas para transmitir o que sentimos de profundo desagrado perante o trilho desviado pelo CAPITAL para a Humanidade.

O título do “post” encontra-se com sinal de citação em função de um artigo de António Guerreiro, no último ípsilon do Público. O autor do artigo coloca, de uma forma simples, pela prioridade da enunciação, o problema actual: primeiro os animais e depois os cidadãos. Era, exactamente, o mote que precisava para o meu texto há muito adiado, à espera de conseguir a contenção para o escrever. Mesmo assim, o rancor não tem contemplações, nem censuras, e não domina a emoção.

 


1 – As duas imagens acima espelham, para quem tenha ainda dúvida, as opções humanamente inaceitáveis de uma sociedade que se diz democrática, a saber, o direito do animal “gato” a ter uma casota, toda catita e até com quintal, financiada pelo erário público, e, por outro lado, o IGLO para seres humanos, que as sociedades MODERNAS – França, etc – inventaram para “abrigar” as pessoas que não conseguem uma habitação condigna ou foram, na maior parte dos casos, despejadas pela mercado do capital que invadiu o universo supremo do direito de cidadania, i.e. uma casa para viver.

2 – Perante o completo falhanço, do ponto de vista da humanidade e civilidade, da sociedade actual em acabar com as pessoas a viverem na rua, assistimos a estes remédios abjectos em vez de colocar as pessoas em casas desocupadas – parece que em Lisboa há 40.000 segundo a nova Vereadora – acabando com um espectáculo degradante por todo o lado nas nossas cidades.

3 – O que vemos, portanto, são casotinhas agradáveis com quintalinho para os gatinhos, IGLOS ou ruas com arranjos inqualificáveis à entrada de prédios com pessoas e seus haveres. Mesmo para uma pessoa sem a falsa compaixão divina de jonês e companhia pergunta-se: santo Deus, perdemos o juízo por completo !

4 – Não falta dinheiro das autarquias para o apoio a ida a veterinários para animais de companhia das pessoas “necessitadas” (?) Estamos a falar de pessoas necessitadas SEM AQUECIMENTO para o bem-estar e comodidade do ser humano ? Pessoas necessitadas são as que encontrei, hoje, num supermercado a perguntar a uma funcionária: “tem uma massa ... (não percebi o tipo que a senhora queria), porque o meu cãozinho só come peitinhos de frango com massa ...” A senhora, sem nenhuma acrimónia, tinha um aspecto remediadíssimo, embora o aspecto exterior se revelaria, como ficou dito, ainda mais composto do que a miséria mental. E a sociedade actual continua a fomentar este tipo de miséria ? Em benefício de quem ?

5 – Não estamos, portanto, como sociedade a contribuir para uma elevação das nossas vivências, privilegiar opções humanas e de civilidade. É isto que me incomoda diariamente para além dos ruídos e sujidades que os animais provocam sobretudo pela incivilidade dos proprietários. Em Lisboa, semana sim, semana não, temos mais burgessos – nacionais e estrangeiros – com cães, a ladrar a qualquer hora do dia e da noite. A falta de educação dos proprietários revela-se pela postura inadequada dos seus animais domésticos. Deviam é ter comprado um monte no Alentejo, porque não nos incomodavam pela sua falta de civilidade.

Sempre tive animais domésticos, em criança, cães e gatos, mas numa casa com quintal e enquadrado num quadro mental e educacional para cuidar deles SEM incomodar a vizinhança. Na certeza, porém, que cada um ficava no seu lugar. PRIMEIRO o pai e a mãe, a restante família e, DEPOIS, o resto do carinho para os animaizinhos, bem comportados e educadinhos como se exigia e se fazia em primeiro lugar aos meninos !

Bons tempos em que a hierarquia ainda trazia benefício de sossego de alma: cuidar dos vivos e domar os animais!

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Totalmente de acordo consigo !
    Quando existe um partido político que no seu nome dá importância aos animais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para João Menéres:
      Agradeço o seu comentário. Infelizmente o PAN não dá para o peditório: não contribui em nada para disciplinar os proprietários para serem minimamente civilizados, livrando-nos da PORCARIA e do RUÍDO nas cidades espalhados pelos animaizinhos.

      Eliminar
  2. Assino por baixo. Na praceta atrás da nossa temos uma casinhota igual à da primeira imagem... para quê??? Nunca vi lá um único bicho. Nem imagino quanto custou.
    Animais são para ser tratados como tal, não devem ser "humanizados" senão então é que vão proliferar ainda mais terapeutas para os problemas mentais dos bichos...
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para PNLima:
      Quando os países dispensam mais atenção aos animais do que aos cidadãos, especialmente os idodos, considero que a sociedade está doente. Não precisa de psicólogos, mas de um reforço de educação mental e de civilidade.
      Aqui, na Margem Sul, encontrámos noutro dia uma casota destas no meio de um baldio, terra de nenhures, onde os gatos até se escondiam antes sem a estupidez humana. Qualquer dia põem lá uns fatinhos pendurados na casota para tapar o pêlo dos felinos !

      Eliminar
  3. Subscrevo o texto de António Guerreiro.
    As pessoas que tratam os animais como se fossem pessoas não são psicoloicamente estáveis.
    Bom dia! PARABÉNS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Como é costume dizer-se: "cada um no seu galho"

      Eliminar