quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Leilão de Livros



Ainda há dias, em tertúlia familiar, falávamos  da extinção de grande parte dos bons alfarrabistas lisboetas e da desaparição dos leilões de livros do mercado alfacinha. Por excepção e para contrariar a regra, chegou-nos hoje um catálogo de José F. Vicente, da Livraria Olisipo, que vai realizar uma importante almoeda, no Palácio da Independência (Lisboa), a 17 de Novembro de 2021. Composto por 437 lotes, em grande parte de obras da temática de "Estrangeiros sobre Portugal", o leilão inclui também uma primeira edição de Os Simples (1892), de Guerra Junqueiro, a edição original de Erro Próprio (1922), de António Maria Lisboa, e muito principalmente, no lote 283, um conjunto excepcional de 47 manuscritos de Eugénio de Andrade (1923-2005) ou com o poeta relacionados, alguns deles inéditos, com uma base de licitação entre 4.000 e 8.000 euros.

2 comentários:

  1. Também recebi o catálogo mas ainda não o vi.
    Aqui no Porto, a Livraria Manuel Ferreira, que realizava leilões com alguma frequência, também deixou de os fazer. Penso que os leilões on-line são muito responsáveis por este fenómeno!
    Evolução dos tempos (ou será retrocesso?!)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem coisas muito interessantes, principalmente as de Eugénio de Andrade, que se situam no início dos anos 40, e se prendem com a vida íntima do Poeta.
      Eu inclino-me para o retrocesso, que o contacto prévio e pessoal com os livros era sempre melhor e positivo...
      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar