quinta-feira, 24 de junho de 2021

Filatelia CXLIV



Nos últimos anos, em Portugal, foram desaparecendo uma grande quantidade de lojas filatélicas (Eládio, Santana, Afinsa...), acompanhando, de algum modo, o fecho de livrarias e estabelecimentos especializados, que foram sendo ultrapassadas pelo voraz comércio da blogosfera e quejandos. Os mais significativos estabelecimentos de venda de selos para colecção chegaram a editar revistas próprias, como por exemplo o Mercado Filatélico (Porto), com colaborações e trabalhos bem interessantes de filatelistas portugueses de reconhecido mérito e saber. A revista portuense, de que editamos em imagem 2 capas, publicou-se durante mais de 20 anos. Tinha uma tiragem de 3.000 exemplares, nos anos 70, e custava Esc. 25$00. Outros magazines temáticos foram  surgindo, embora de menor qualidade e mais curta duração. Hoje, quase tudo desapareceu. E faz falta para um maior aprofundamento e conhecimento da filatelia nacional.





Lá fora, estas publicações, muitas delas já antigas e de grande qualidade, continuam a publicar-se. A mais importante que conheço dá pelo nome de Stamp Monthly e é pertença da célebre casa filatélica inglesa Stanley Gibbons (Strand, Londres). A publicação, favorecendo naturalmente os estudos sobre selos do Reino Unido e da Commonwealth, aborda também a filatelia estrangeira, como é o caso anunciado nesta capa, com um trabalho notável sobre os clássicos da Dinamarca.





Na iconografia deste poste deixamos também imagens de capas de mais duas revistas filatélicas de boa qualidade que são editadas, entre muitas outras publicações, na França e na Alemanha.

12 comentários:

  1. Há dias uma pessoa ligada á filatelia, não sei se é filatelista, disse-me que hoje são raros os filatelistas a sério. Acho que ele se queria referir mesmo a filatelistas e não ajuntadores, como diz o Jad.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era capaz de ter razão...
      Ao longo da vida, sempre fui um pouco bissexto quanto à filatelia, mas sempre me interessei por estudar os selos.
      ( Em tempo: o kit filatélico para os Infantes está pronto para entrega...)
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Acho que o que ele queria dizer é que as pessoas hoje compram selos, mas não os estudam. São muito poucos o que sabem algo sobre o que vão comprando.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Por ter sido um filatelia de trazer por casa, digamos, nunca me apercebi da existência dessas revistas.
    O que é o kit filatélico ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A revista portuense era muito boa.
      O kit é um conjunto de selos e outros objectos filatélicos (FDC, por exemplo) que eu tenho para oferecer a familiares da MR.
      Boa noite.

      Eliminar
  3. Lá por casa passaram muitas Filatelias Numismáticas :)
    O Sr. Edmundo lia as ditas, julgo eu, por causa das suas colecções. Às tantas, até era por lá citado pelas medalhas e prémios recebidos :)
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também as fui comprando enquanto se foram publicando.
      A colecção do Sr. Edmundo foi bem herdada? Espero que sim.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
    2. Da bela colecção do sr Edmundo, sobraram uns prémios pisa-papeis e uma ou outra taça. Tudo o resto ligaso ckm esta área o meu pai vendeu em fim de vida talvez também por saber que as filhas não tinham qualquer interesse na filatelia e os netos ainda menos.
      Ficaram as belas memórias e aprendizagem de outras terras, outras gentes, um mundo novo para quem era miúda.
      Boa tarde

      Eliminar
    3. Foi uma medida sensata, a do seu Pai. Eu ando a ganhar coragem (embora sem prémios) para fazer o mesmo, pelas mesmas razões...
      Bom dia-

      Eliminar
    4. É mesmo preciso coragem, porque grande parte do que ele juntou ao longo da vida teve de ser tratado por mim e não foi nada fácil. O meu pai nao era só filatelista, era um "ajuntador" de jornais, revistas, livros, ferramentas, etc,etc. A barraca/casinha no quintal do r/c onde morávamos era uma caverna do Ali-Bábá, sem jóias ou ouros, mas preciosa para ele.
      Bom dia

      Eliminar
    5. Imagino...
      Também tenho alguma dificuldade em deiter coisas fora. A colecção de selos vem-me desde os 9 anos, com imensas boas recordações, mas os meus dois filhos têm outros interesses; e a neta é muito pequena e dificilmente se viria a interessar.
      Boa tarde.

      Eliminar