quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Osmose 119

 


Temos talvez a veleidade ou, mais propriamente, a ingenuidade de pensar que as constituições democráticas asseguram os equilíbrios ou evitam os excessos e ameaças de ditaduras. Esquecemo-nos de recentes exemplos na Hungria ou na Polónia. Basta um energúmeno, que não respeite as regras democráticas, para que tudo se possa subverter.

Alguns pacóvios ou apátridas vendidos ou sonhadores, ainda agora, devem considerar os E. U. A. como terra da liberdade e promissão. Quanto a mim, e depois do que se passou ontem no Capitólio, no que diz respeito aos norte-americanos, estamos conversados...

6 comentários:

  1. Há de haver muitos norte-americamos envergonhados com o que se passou ontem. Um louco que vamos a ver como vai sair da Casa Branca.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquecemo-nos que uma boa parte dos "marcanos" têm um ADN de faroeste nas veias...
      Infelizmente, e se calhar, só aos encontrões; com os ogres não há razões para grandes delicadezas.
      Bom dia, também.

      Eliminar
    2. Vi umas fotos incríveis com um tipo com capacete de viking que parecia chefiar o bando. E outro com uma bandeira dos Estados Confederados. Nossa!!!
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Também vi estes chungas carnavalescos marcanos. Estou em crer que ultrapassam largamente os "lumpen" europeus...

      Eliminar
  2. Graças ao ponto cruz tenho amigas e amigos americanos. Algumas das que contactei ontem, face ao que estava a ver nas notícias, estavam preocupadas e envergonhadas com o que se estava a passar.
    Faz parte da minha lista do "a fazer um dia se possível" um périplo pelos EUA, pelos estados onde esses amigos se encontram, com uma passagem igualmente por todas as lojas de ponto cruz que eles frequentam :)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há excepções. Também eu tive um amigo norte-americano, Julius Caesar Thornton, nos idos de 60, que por sinal era um negro novaiorquino, equilibrado, democrata e apreciador da beleza e da arte.
      Mas não tenho grandes ilusões, os "marcanos" do interior dos EUA são habitualmente, farroncas, incultos sobretudo em geografia e broncos de cabeça.
      Boa tarde.

      Eliminar