quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Curiosidades 84

 


Dizia Brillat-Savarin (1755-1826), que o terá conhecido de perto, que Napoleão Bonaparte (1769-1821) comia mal e depressa. Outras fontes revelam que 10 minutos lhe eram suficientes, a uma refeição, e, só por amabilidade ou diplomaticamente, ele aguentava mais do que 30 minutos à mesa. A alimentação familiar da sua infância, na Córsega, não era muito pródiga, também, por várias circunstâncias. O grande Corso preferia comer à mão, sem usar talheres, como aliás fez com o Frango à Marengo que lhe preparou o seu cozinheiro particular Dunand (François Claude Guignet), a 14 de Junho de 1800, após a célebre batalha.

A receita original, e à falta de melhor na altura, terá sido confeccionada com 3 ovos, 4 tomates, cebola para o refogado, 6 camarões (lagostins de água doce?) e um franguinho do campo. Hoje, há muitos que lhe acrescentam cogumelos, muito embora parece não terem entrado na receita primitiva. Napoleão gostou imenso e terá dito para Dunand: Tu m'en serviras comme ça après chaque bataille! Em jeito de bónus, acrescentemos que, no que diz respeito a frutas, à sobremesa, as preferidas de Bonaparte eram as cerejas, as uvas e as tâmaras depois da campanha do Egipto. Gostava de café bem forte, finalmente.

4 comentários:

  1. Interessante, mas duvido que eu aprecie esse prato :-) Em contrapartida, tal como o Napoleão, também como depressa, apesar de bem tentar comer mais devagar. Mas sempre com talheres! Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, também sou impaciente a comer. E prefiro (quase) sempre comer com talheres.
      Boa noite.

      Eliminar
  2. Que mistela! Gosto de tudo (principalmente de ovos), mas separado.
    Gosto de cerejas e de uvas; tâmaras, dispenso.
    Tb como depressa. Faz mal.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, e creio que, na receita original, também havia batata(s), que aparece(m) na imagem que escolhi...
      Não desgosto de tâmaras, mas de longe a longe.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar