segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Apontamento 140: História de umas visitas alegres

 

De há uns dias, porventura desde o início do ano, aparecem-nos, ciclicamente, uns passarinhos engraçados na varanda da cozinha. Tentei identificá-los através dos livros de aves que temos cá por casa. Concluí, então, que eram toutinegras: macho e fêmea. O senhor toutinegra mais acinzentado e a senhora mais acastanhada.

 

A identificação e descrição, assim como o som alegre dos seus “piu-pius” pode, o leitor interessado, ver aqui:

http://www.avesdeportugal.info/sylmel.html

As imagens que tirei, sobretudo do “papazinho toutinegra” são pouco nítidas, porque foram tiradas às escondidas por detrás das cortinas, porque o mais leve movimento os afugenta.

Então, a história é esta. O casal deve viver num matagal de vasos que existe na varanda ao lado. Como nós temos o hábito de deitar as migalhas do pão no vaso grande do limoeiro, dei-me conta da vinda dos bichinhos. Na tentativa de incentivar a sua vinda, tentei saber junto da minha amiga, grande protectora de bicharada de qualquer feitio, o que havia de incluir na ementa para os passarinhos. Ela aconselhou-me deitar flocos de aveia e uvas passas. Assim fiz.

O “papazinho toutinegra” tem por hábito vir logo de manhã cedo, saltitando do limoeiro para outros vasos e abastecer-se com a comida que deixamos. Ora, os nossos toutinegras são fidalgos, temos que concluir. Flocos de aveia, é para outros bichos mais reles, assim como as uvas. O que eles apreciam, isso sim, são as migalhas de uns brioches que ficam do pequeno almoço. Não fica nada, o pratinho fica limpinho! A meio da manhã, certamente com o almoço adiantado para as crias, vem a senhora toutinegra, acastanhada, à procura de fiapos de brioches. Primeiro dá umas voltas ao quarteirão, subindo também para os fios de roupa para apreciar as vistas largas sobre a paisagem. Passeia-se, como se vê nesta foto, pelo parapeito da varanda. Também se passeia pelo chão e, desgraça nossa, aproveita para se aliviar!


São estas as nossas visitas alegres, com pequenas histórias que nos encantam nestes dias frios e cinzentos.

Post de HMJ

8 comentários:

  1. Bonitos pássaros! Não sabia que os pássaros gostam de passas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Também não sabia. Mas, ao que parece, os toutinegras, como fidalgos que são, gostam mais de bagos suculentos! Pois, então, vão ter que esperar mais um bocado até à época das uvas.

      Eliminar
  2. Tão bonitos! Não me importava de ter visitas dessas nas minhas varandas:))

    Boa tarde:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      São muito engraçados. Sobretudo a fêmea que se demora um bocado.

      Eliminar
  3. Gosto muito de pássaros e a história destes visitantes é bem engraçada; em tempo idos numa outra casa com varanda surgiu-nos um canário a comer comida que tinha caído da gaiola do meu amigo "Poupas" e terminou por ser adoptado, mas tive que os colocar em gaiolas separadas, juntos davam-se mal:-)
    Muito boa tarde!
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Mister Vertigo:
      Já houve cá em casa também canários em gaiolas. Agora só os bichinhos livres que se queiram abeirar e fazer uma pequena visita.

      Eliminar
  4. Tão lindos! Que belas visitas :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Margarida Elias,
      São um encanto e é o nosso entretém de confinados !

      Eliminar