sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cidade Capital de Cultura 2012 / Fastos vimaranenses I


Guimarães será, em 2012, Capital Europeia de Cultura. Não sendo isento, eu diria: mais que merecidamente. Porque tem, em si, um património histórico, cultural, urbanístico e social invejável e muito bem cuidado - mérito de gerações e gerações vimaranenses que dele trataram com afecto e, também, souberam restaurar, genuína e condignamente. Há que confessá-lo, não sendo a terra onde nasci, Guimarães é a minha pátria adoptiva e estimo-a muito.
Por isso projectei, a partir deste mês de Outubro, ir dando conta paulatinamente de alguns factos de que tenho conhecimento, de algumas particularidades mais anódinas, ou úteis informações que possam interessar a quem visite a cidade, no próximo ano. Mas também de algumas obras ou livros importantes que possam contribuir para melhor conhecer a história de Guimarães.
Começarei por dar conta das monografias mais significativas sobre a cidade. O primeiro Alguém que falou, monograficamente, sobre Guimarães, terá sido André Afonso Peixoto que nasceu e viveu na cidade, tendo morrido a 15 de Abril de 1642. Mas não se lhe  conhece nem manuscrito, nem livro sobre o assunto. O segundo, citado por Barbosa Machado, foi Luís da Gama que também não deixou vestígios escritos, localizáveis. Na sequência cronológica, mas já documentados, aparecem as:
- "Memórias da Resuscitadas da Antiga Guimarães" (sic), obra escrita em 1692, pelo Padre Torcato Peixoto de Azevedo (1622-1705), mas só editadas em 1845. O livro teve uma 2ª edição em Abril de 2000.
- "Guimarães: apontamentos para a sua história" do Padre António José Ferreira Caldas (1843-1884). O livro foi publicado, em 2 volumes, no ano de 1881. Teve uma segunda edição, em 1996, promovida pela Sociedade Martins Sarmento e pela Câmara Municipal da cidade-berço.
- "Monografia de Guimarães e seu Termo", de António Lino (1914-1996), publicada em Lisboa, no ano de 1984.

3 comentários:

  1. Ideia excelente!
    E quanto ao programa da Capital Europeia de Cultura, já há alguma coisa?

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Consegui colocar um comentário!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, MR.
    Não consigo melhorar a situação dos comentários ao Arpose, e os "meus "conselheiros técnicos" também não me conseguem ajudar...as minhas desculpas!

    ResponderEliminar