domingo, 30 de outubro de 2011

Astrologias (6) : Escorpião


Tem má fama, injustamente aliás, o signo de Escorpião. Como em todos os outros, há bons e maus nativos. E o ascendente é sempre importante: normalmente, define a configuração física e a natureza mais íntima. Habitualmente, o nativo do Escorpião tem um forte magnetismo (Goebbels) ou um olhar quase hipnótico, quando o exerce com fixidez (André Malraux), mas também é compassivo, solidário e generoso (Albert Camus). Portadores, também, de um sentido dramático (Visconti) que nem por isso lhes diminui o gosto de viver, com intensidade.
Três dos reis portugueses, curiosamente nascidos no mesmo dia (31 de Outubro), são do signo de Escorpião: D. Fernando, D. Duarte e D. Luís. Não se pode dizer que não tivessem qualidades. Capazes de uma força de vontade poderosa e granítica, quando a resolvem exercer, têm também grande capacidade de trabalho intelectual (Teixeira de Pascoaes, Jorge de Sena, Sophia Andresen). Rigorosos nos princípios, mas capazes de provocar grandes mudanças no ponto de vista religioso (S. Paulo, Lutero, o papa João XXIII). E também no plano político (Lula da Silva).
Não resistem, é certo, a pequenos ódios de estimação e curtas, mas tempestuosas irritações - mas quem não as tem? Não são é, normalmente, pessoas banais ( Bizet, De Gaulle, Picasso, Nehru, Mitterrand, Bill Gates). Dois dos, para mim, maiores poetas brasileiros eram do signo de Escorpião: Cecília Meireles e Drummond de Andrade. Duas palavras-chave: Justiça e Fidelidade, esta última em sentido restrito.
Países sob influência deste signo: Noruega, Argélia e Marrocos. 

2 comentários:

  1. Gostei muito, nomeadamente porque faço parte do grupo dos escorpiões. Alguns dos nomes que citou não sabia que eram do meu signo, entre eles o Teixeira de Pascoaes, de quem gosto bastante.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, Margarida. Como dizia Eugénio de Andrade: "não se escolhe, é-se escolhido", e eu já tinha achado curioso que tivesse optado por uma epígrafe de Pascoaes, para encimar o seu Blogue. "Les beaux esprits se rencontrent".

    ResponderEliminar