sábado, 22 de outubro de 2011

A tosca rusticidade de um motor de busca : "search words, again"


É preciso dizê-lo alto e bom som, de uma vez por todas, e preto no branco, sobretudo pelos crédulos "investigadores" que recorrem, piamente, ao Google: o motor de busca é inculto e insensível, cego, surdo e mudo, boçalmente rural e, por vezes, na sua enorme ignorância não-pensante e no seu tactear atabalhoado, muito cruel para com os seus utilizadores. Vejamos, então.
Perdidos na sua solidão infinita e angustiada, 3 pesquisadores escreveram ao Google, provavelmente, para re-encontrar família neste imenso Universo. O primeiro escreveu tremente e esperançoso: "guilherme dinis moreno da silva arroz" e o motor de busca, cavilosamente, indicou-lhe no Arpose o poste: "Mercearias Finas: vai um arroz de espigos com pataniscas de bacalhau?" Isto faz-se, ó Google?! O segundo, foi uma senhora piedosa que referiu, na sua inocência: "sou filha de ruth simoes de goes meu pai armando, da familia bragança". E o Google, cruel e rindo-se, apontou-lhe o poste: "Os meus barbeiros".... Outro crédulo, amarfanhado na sua solidão, escreveu esperançoso, ao motor de busca: "benvinda da fonseca marcelo"; pois o insensível indicou-lhe, para ajuda, o poste: "Cromos 7 : A Gata Borralheira".
Não digo, no entanto, que não haja também "investigadores" maldosos que queiram gozar com o alheio. Ora vejam este que lançou um repto sinistro ao Google, escrevendo: "pinturas medievais parecida com maria cavaco". Que desaforo! Mas aí o motor de busca portou-se dignamente. Ignorou a aleivosia e aconselhou-o a ir ver o poste do Arpose sobre pintura do século XX, onde aparece um quadro de Klee e outro de Paula Rego, em que surgem três figuras femininas, com faces um pouco toscas e rurais, esteticamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário