domingo, 9 de outubro de 2011

Notas de Viagem 2

Numa área de 35 ha, do lado direito do Reno, em Bona, Alemanha, existem as várzeas do Reno [= Rheinaue] que, como se vê pela imagem, convidam a olhar a paisagem com as sete montanhas [=Siebengebirge] ao fundo. À semelhança de outras cidades alemãs, como este ano em Coblença, organiza-se, periodicamente, a chamada "Bundesgartenschau", ou seja, uma mostra federal de jardins. Para o efeito, procede-se à requalificação de determinados espaços públicos, deixando para o futuro belíssimos jardins como demonstra o exemplo acima, implementado, na cidade de Bona, no ano de 1979.
Contudo, a nossa visita das várzeas renanas tinha um outro objectivo. A saber, conhecer o que é considerada a maior e melhor feira da ladra [= Flohmarkt] da Renânia. O evento realiza-se, de Abril a Outubro, no terceiro Sábado do mês, espalhando-se pela várzea.


Tive a honra de ser convidada por aficcionadas e "profissionais" do evento, participando nos preparativos da visita que apenas se aconselha a pessoas de "boa" condição física. E foi assim. Levantar às 5 da madrugada, vestir roupa e calçado cómodo, tomar um rápido pequeno almoço, pôr a mochila às costas e ala. A mochila, inicialmente vazia, apenas com um pouco de café e uma sanduiche, serviria para se ir enchendo de artigos cobiçados e comprados.



De facto, a variedade e a quantidade da oferta é avassaladora. Passei o tempo a pensar na reduzida mala de viagem e, sobretudo, nos rídículos 20 kg que poderia levar no regresso a terras lusas !

P.S. As fotos foram retiradas da Internet, uma vez que me esqueci de levar máquina própria, com imensa pena minha.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Que espectáculo de local para fazer uma feira da ladra. Assim, sim.

    ResponderEliminar
  2. De HMJ para MR:
    esqueci-me de um pormenor. Os entendidos chegam logo depois da abertura, por volta das 6 da manhã, de pilha na mão !!! Nos chegamos por volta das sete, ainda com lusco-fusco e terminámos a uma da tarde. Os pés, coitados, já nem se queixavam de tanto andar.

    ResponderEliminar