terça-feira, 25 de outubro de 2011

A evitar, absolutamente (2) : Vinho tinto Vespral reserva 2007 (no Lidl)


Quem me lê no Arpose, com alguma persistência (virtude que não é, de todo, portuguesa), poderá ficar com a ideia de que só bebo vinhos excelentes, caros e de altíssima qualidade. É errado esse pensamento, procuro sobretudo beber vinhos "honestos" (obrigado, António!), bem feitos e que cumpram, mesmo que humildemente, a sua obrigação. Não desdenho sequer beber vinho das modernas "boxes", de 3 ou 5 litros, desde que cumpram os serviços mínimos. Agora, quando tenho pela frente um prato requintado ou um queijo especial, procuro sempre um companheiro líquido à altura, um vinho que lhe possa fazer frente.
Mas passemos ao que me traz. Em 17 de Novembro de 2010, aqui no Arpose, recomendei (Recomendado: seis), incondicionalmente, o vinho catalão "Vespral Reserva 2006" tinto, que se vendia no Lidl. Não sendo excepcional (era honesto), tinha uma boa relação qualidade/preço (1,89 ou 1,99 euros). Fui acompanhando, até recentemente, esta colheita de 2006, e comprando mais garrafas que ia consumindo, com agrado. Várias visitas (Portugal, Alemanha, Polónia, Espanha, Alemanha, América do Sul e do Norte, França...) vieram consultar o poste ao blogue. Entretanto as garrafas do Vespral, embora da mesma colheita de 2006, mudaram de rótulo - achei estranho. Há dias, comprei mais 2 garrafas, e nem sequer reparei que já eram da colheita de 2007, muito embora mantivessem no lote as nobres castas Tempranillo (Tinta Roriz ou Aragonez) e Garnacha. Estou à vontade e sinto-me no direito de dizer (pelo elogio que lhe fiz anteriormente): não comprem o 2007, o vinho é uma zurrapa. Tem gás a mais, e copiosamente. Adocicado e mau. Deitado, descuidamente, no copo, faz quase tanta espuma como a cerveja. Parece vinho verde tinto "doce" minhoto que, bebido sem moderação, provocava desarranjos gastro-intestinais. A evitar, completamente.

P.S.: desculpem a imagem desfocada da garrafa que encima o poste. 

3 comentários:

  1. Caro Aps
    Discordo com esta crítica!
    Experimentei Vespral 2007 Reserva, Lidl a 1,67€.
    Sem vestígios de gás e sem espuma quando vertido... Com um final agradável (notas de baunilha) seco... Na minha opinião um vinho agradável e com excelente relação preço/qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Dou o benefício da dúvida, na garrafa que abri, de o vinho se ter deteriorado, irremediavelmente, o que pressuporia falta de condições por parte do produtor ou do Lidl. Se consultar um poste anterior meu sobre o Vespral 2006, verá que o apreciei e elogiei, recomendando-o. Mas da colheita de 2007 não comprarei mais nenhum. Vejo que comprou o vinho abaixo do preço por que se vende em Lx. e alguns arredores: 1,89 ou 1,99 euros., no Lidl.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, recomendo que reparem no "Lote" uns números lá atrás, fixem os melhores, porque diferem de uns para outros como do dia para a noite, provei recentemente o 2008 L-062102 muito boa relação q/p.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar