quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A abelha e a vespa


Por ambas fui mordido, quando era jovem, e acho que elas consideram que eu já tenho a minha conta, porque há mais de quarenta anos que não lhes experimento o ferrão. Também nunca mais as cacei, com aquelas caixas de fósforos gigantes que abria para fechar, rapidamente, sobre as flores onde pousavam. Saiu-me cara, muitas vezes, a brincadeira, mas a tentação de repetir a proeza, era sempre muita... Por destino biológico, ao espetarem o ferrão como arma de defesa, as abelhas e as vespas, morrem pouco depois. Devido a esta semelhança pensava, dantes, que a zumbidora abelha e a agressiva vespa deviam ter um parentesco longínquo com os escorpiões... É também evidente que gosto mais de abelhas do que de vespas. E não só pelo mel.
O que eu não sabia, e soube ontem, é que a nível simbólico as vespas representam a ordem no seio da comunidade, muito embora os antigos egípcios e persas associassem a vespa ao Mal, bem como os gregos e os romanos. E, mais interessante ainda, uma lenda polaca conta que as abelhas foram criadas por Deus, e o Diabo, invejoso, também quis criar algumas abelhas, mas saíram-lhe vespas.

2 comentários:

  1. Mas parece que o diabo ganhou. É que, segundo dizem, a única que morre é a abelha fêmea. A abelha macho, que na verdade se chama zangão, não tem ferrão e por isso não dá ferroada (estava para escrever ferroadela, será que a palavra existe?)... A vespa morde ou ferroa mas não morre; a "tripas" não ficam agarradas ao ferrão, como acontece com as pobres das abelhas. Quando era pequenito gostava de brincar com as abelhas e apanhava, os zangões que as abelhas não deixavam entrar na colmeia.

    ResponderEliminar
  2. Certo, JAD, o Houaiss regista também ferroadela, como ferroada ligeira e/ou superficial. Obrigado pelas achegas que trouxe ao poste. Faltou-me também falar dos besouros (norte) ou abelhões..., ficará para a próxima.

    ResponderEliminar