sábado, 29 de outubro de 2011

Bibliofilia 53: Eau de Cologne


O folheto na imagem acima, reencontrado recentemente no meio de outros livros, foi comprado, em data incerta, num alfarrabista da Rua do Alecrim, pelo preço de 220$00 escudos.
Recordando um "post" de MR, no Prosimetron, junto também a imagem do italiano, inventor da Água de Colónia que ainda hoje tem o seu nome.


Para finalizar, e porque - quase - nenhuma criança coloniense desconhece a Água de cheiro, da sua terra natal, não resisto a contar um pequeno episódio a propósito de Johann Maria Farina. Na infância e juventude eu visitava, frequentemente, uma vizinha que, pela idade, poderia ter sido minha avó. A senhora "Agnes" era gordinha, de peitos muito avantajados, e sofria imenso com o calor, sobretudo no Verão. Tinha sempre um lenço para se abanar e, de quando em vez, pedia-me para tirar o "Farina" do armário, deitando umas gotas no lencinho. Daí que nunca mais me esqueci do cheirinho de Johann Maria Farina, nem da colecção de "lenços finos" que a vizinha me foi oferecendo. Mas a história da colecção de lenços fica para outra altura.

Post de HMJ

Dedicado a MR, recordando Agnes

3 comentários:

  1. O que se encontra dentro dos livros.
    Andei eu a colocar umas publicidades encontradas na net e a HMJ aí com essa "preciosidade". :)
    Obrigada!

    Dantes havia muito o hábito de colocar umas gotas de perfume nos lenços de assoar.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    e o folheto todinho em francês !

    ResponderEliminar