segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Leituras Antigas XXXVII : O livro das Fábulas



O livro denota a sua provecta idade: foi posto à venda pelo Natal de 1950. Foi o primeiro livro de Fábulas que li e, provavelmente também, o primeiro em verso. Foi-me oferecido quando fiz 8 anos, por duas amiguinhas que eram irmãs: a Maria Manuela e a Maria Helena Coelho. Gostava e gosto muito do volume, e reli-o várias vezes, sempre com agrado.
Os versos límpidos, simples e corredios de Adolfo Simões Müller lêem-se muito bem. E os desenhos, um pouco delidos os interiores, são sugestivos e atraentes. O livro foi uma edição da Empresa Nacional de Publicidade, de Lisboa. Simões Müller dedicou-o às afilhadas Maria Manuela e Maria Teresa. Continua a ser, ainda hoje, uma obra instrutiva e útil. 

9 comentários:

  1. Já não em lembro de qual foi o primeiro livro de fábulas que li.

    ResponderEliminar
  2. Este foi, para mim, um bom início, Miss Tolstoi.

    ResponderEliminar
  3. Também não me lembro. Sei que tive um de fábulas de La Fontaine, duma col. da Bertrand. E também um da Minerva com uma capa azul (mas já mais velha).
    Este tem uma capa muito gira.

    ResponderEliminar
  4. E a contrapaca prolonga a fila dos desenhos dos animais. Tenho uma vaga ideia dessa edição da Minerva...

    ResponderEliminar
  5. Será que me podia dizer quantas folhas desenhos o livro possuía ?
    Adquiri recentemente um exemplar - oferecido pelo próprio Adolfo Simões Muller ao amigo/poeta Silva Tavares - em óptimo estado que contem 3 folhas. Será que existem mais. Obrigado pela (eventual) informação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De momento, não tenho o livro à mão, mas no fim-de-semana poderei ser mais rigoroso na informação.
      Entretanto, se percebi a sua questão, refere que o livro tem 3 folhas, o que significa ter 6 páginas... Ora, o meu exemplar penso que terá, bem à vontade, mais de 30...

      Eliminar
    2. Boas tardes. Expliquei-me seguramente mal; o livro tem cerca de paginas e paralelamente também possui (pelo menos o meu exemplar) 3 separatas de desenho em folha autónoma a cores; o que pretendia saber, se possível era quantas dessas separatas/folhas desenho, o seu exemplar possui.
      Obrigado e uma vez mais as minhas desculpas pelo eventual transtorno

      Eliminar
    3. Por lapso não mencionei que o livro tem cerca de 40 paginas

      Eliminar
    4. Lamento não o poder ajudar: não consegui reencontrar o livro.
      No entanto, não me recordo de quaisquer separatas autónomas, muito menos a cores.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar