"A estupidez é a incapacidade de distinguir o essencial do acessório, a incapacidade de estabelecer uma prioridade, de perceber o que está em causa num problema."
José Gabriel Trindade Santos (1941?), in Pública de 1 de Maio de 2011.
A definição que o José Gabriel apresenta não é a da estupidez mas, quando muito, uma definição da ignorância. A estupidez reside na postura perante o próprio conhecimento; ou seja, é a escolha da ignorância em detrimento do conhecimento, acção que permite uma permanência conveniente num estado de ignorância, infelizmente, a opção habitual da maioria das pessoas. Por outras palavras, a estupidez não é tanto uma característica inerente ao indivíduo, mas a própria escolha em si que, de modo activo e pela sua própria vontade (ainda que de forma inconsciente), o indivíduo toma em relação à possibilidade de conhecer.
Não está mal visto. Há muito que não sabia do Trindade Santos.
ResponderEliminarPela entrevista que li, está bem vivo!
ResponderEliminarA definição que o José Gabriel apresenta não é a da estupidez mas, quando muito, uma definição da ignorância. A estupidez reside na postura perante o próprio conhecimento; ou seja, é a escolha da ignorância em detrimento do conhecimento, acção que permite uma permanência conveniente num estado de ignorância, infelizmente, a opção habitual da maioria das pessoas.
ResponderEliminarPor outras palavras, a estupidez não é tanto uma característica inerente ao indivíduo, mas a própria escolha em si que, de modo activo e pela sua própria vontade (ainda que de forma inconsciente), o indivíduo toma em relação à possibilidade de conhecer.
Obrigado pela sua achega pessoal.
ResponderEliminarMas devo sublinhar que a citação é fiel ao texto do "Público".