sexta-feira, 27 de maio de 2011

Osmose (19)


Falava, às vezes, como se fosse um oráculo tenebroso. As coisas que dizia pareciam disparatadas ou soavam a charadas apocalípticas, medievais. Com boa vontade, poderiam ser acrescentadas à Bíblia, em capítulos próprios do Velho Testamento. As frases de M. P. careciam de um pensamento lógico, de uma razão objectiva e compreensível, ou de uma inteligência mais subtil do que a minha. Disse-me uma vez, muito sério: "Morrerei, algures, num futuro mês de Janeiro, entre 10 e 20." E a sua voz era tão profunda, assertiva e hipnótica que eu não fui capaz de lhe perguntar nada - calei-me, simplesmente. Mas a profecia viria a cumprir-se, anos depois, a 19 de um Janeiro frio, em que choveu muito.

7 comentários:

  1. Sinto a maior afinidade relativamente a esse seu amigo. Não sei até se não me identifico com ele... Só espero que os disparates que digo e escrevo nunca venham a revelar qualquer natureza profética, porque isso de adivinhar a morte é tenebroso... :-)

    ResponderEliminar
  2. PS: a aguarela (ou será pastel?) é magnífica, e «casa» lindamente com o texto

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo a uma frase do primeiro comentário. :)

    E aproveito para lhe deixar as melhores saudações, APS, pelo dia de ontem. Acabei de ver no Prosimetron. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Há sempre em nós, c. a., algo de intuição mediúnica - é preciso, é atendê-la ou dar por ela. A obra (de Pedro Chorão) é acrílico sobre tela.

    Muito obrigado, Miss Tolstoi!

    É realmente bonito, MR, este quadro do Pedro, que integrou uma exposição que ele fez na "Saala do Veado" (Fac. Ciências), em 2008.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, APS. Não sei porquê, associo sempre o acrílico a cores fortes e uniformes... Seja o que for, é muito bonito.

    ResponderEliminar
  6. Também eu digo que morro entre os 62 e os 64 anos.... pensando bem... quase posso começar a contar pelos dedos das mãos os anos que restam. E ainda tenho tantos livros para ler!

    ResponderEliminar