quinta-feira, 26 de maio de 2011

As cores, o daltonismo e a filatelia


Para quem, como eu, "sofre" de um ligeiro daltonismo (1/10) que dificulta a identificação rigorosa das cores malva, lilás, violeta claro e outras intermédias, estes catálogos cromáticos são duplamente úteis. Mais ainda porque, filatelicamente, cada país dá um nome específico, e à sua maneira, a alguns tons ou variedades de cor dos selos postais, sobretudo clássicos. Por exemplo, o "prussian blue" dos ingleses que difere, quase imperceptivelmente ( pelo menos para mim), do "Preussisch blau" dos selos da Alemanha. Daí a importância e necessidade, para identificarmos a variedade de tom de uma peça filatélica, de compararmos, lado a lado, o exemplar em causa e a cor do mostruário cromático. Um dos catálogos, em imagem, é uma edição da empresa filatélica Stanley Gibbons (inglesa), o alemão é editado pela firma Michel, de Munique.

2 comentários:

  1. Mas existe um ainda mais funcional. No meio do quadradinho da cor, tem um buraquinho; permite que se coloque por baixo a cor a identificar e resulta para as cores que são muito parecidas.

    ResponderEliminar
  2. É o caso do catálogo de cores Michel de que não reproduzi o interior. Os alemães são, quase sempre, mais eficazes que os ingleses...:-)

    ResponderEliminar