segunda-feira, 2 de maio de 2011

Passarinhos em vinagre



Já aqui falei (15/12/2010 e 15/4/2011) do Codex Romanoff, de Leonardo da Vinci (1542-1619), onde se alinham apontamentos e desenhos sobre gastronomia e costumes alimentares da corte dos Sforza, em Itália. O pintor renascentista, durante alguns anos, dirigiu as cozinhas do Palácio, ao que parece com grande perturbação dos hábitos adquiridos pelos executantes, mas também com criatividade inovadora e algum exotismo. Aqui damos conta das indicações de Leonardo da Vinci sobre a conserva de pássaros, para uso alimentar: "A melhor maneira que conheço para conservar passarinhos em vinagre é depená-los e cozê-los em vinho a que se adicionou vinagre, ervas aromáticas e sal, e assim os deixar, voltando a cozê-los, uma vez por mês, até os ossos estarem macios (o que demora três meses no caso das cotovias e seis no caso do mergulhão)."

2 comentários:

  1. Na 3.ª feira comi uns passarinhos. Os ossos não estavam lá muito macios - deve ter sido a falta de cozedura mensal durante três meses. :)

    ResponderEliminar
  2. Também já tenho saudades deles...Vi-os anunciados, há dias, numa cervejaria, em Campo de Ourique mas, infelizmente, tinha acabado de almoçar...:-)

    ResponderEliminar