sábado, 12 de maio de 2012

Filatelia IXL : Edward Lear




O bloco de selos, que reproduz o traço satírico de Edward Lear (1812-1888), foi emitido em 1988, pelos Correios ingleses, para celebrar o centenário do ilustrador, poeta de coisas simples e do non-sense, e pintor que ele também foi. Mas talvez esta última faceta do artista, seja a menos conhecida. Muito embora as suas telas sejam banhadas de luz, (nem sempre) mediterrânica, que reflecte alegria na paisagem - mesmo quando erma e sem figuras humanas. Passa, hoje, mais um aniversário do seu nascimento.
Era um homem de saúde frágil (epilepsia, bronquite e asma), mas isso não impediu que tivesse viajado muito. A Encyclopaedia Britannica (1925) regista Itália, onde viveu 10 anos, Grécia, Albânia, Córsega, Malta e San Remo, onde veio a morrer. Mas também a Índia, a Síria e a Palestina. Dizem os contemporâneos que era uma óptima companhia pelo seu humor e criatividade alegre. Começou, autodidacta, por desenhar aves, pintou paisagens deslumbrantes e ilustrou, com o seu non-sense original e o seu traço fino, muitos livros.  

2 comentários:

  1. Portugal, Alemanha e Inglaterra são, normalmente, primorosos nas emissões filatélicas que produzem. Mas a inspiração (E. Lear) também ajuda muito.

    ResponderEliminar