quinta-feira, 30 de junho de 2011

Curiosidades 37 : etéreas, vaticanas e celestiais


Do livro "Reflexões" (já aqui referido, no Blogue) de Graham Greene (1904-1991), escritor inglês, que se converteu ao catolicismo em 1926, no capítulo "O Preço da Fé", recolhi algumas informações curiosas, que desconhecia e passo a partilhar.
a) nos anos 50 do século passado e, perante o uso de carros cada vez mais luxuosos, por parte dos Pontífices, os italianos começaram a traduzir as placas identificativas da proveniência das limousines: SCV (Stato della Città del Vaticano) por "Se Cristo Visse"(!).
b) Alexandre VI (1431-1503) que foi Papa desde 1492 até à morte, não primava pela virtude e terá tido várias amantes. A mais conhecida terá sido Giulia Farnese, esposa de Orsino Orsini. Quando Giulia quis acabar com a relação adúltera, o Papa ameaçou-a de excomunhão, se o fizesse.
c) um dos papados mais longos foi o de Pio IX (1792-1878), hoje Beato, que governou os destinos da Igreja Romana de 1846 até à sua morte, em Junho de 1878. Dizem que lançava mau-olhado. E tinha uma enorme paixão pelo bilhar.

Comparado com estas idiossincrasias, o nosso Cardeal  D. José Policarpo (estimado por mim), que tem o vício do tabaco, irá com certeza, quando morrer, direitinho para o Reino dos Céus...

2 comentários: