quarta-feira, 8 de junho de 2011

Turismos


A música que vinha do pequeno Largo dos dois poetas (Pessoa e Chiado) era-me estranha, mas de ritmo conhecido, trepidante e veloz na sua alegria quase epopeica. Vim depois a aperceber-me da sua origem: Irlanda. Havia uma carrinha engalanada e coberta de cartazes, e dos altifalantes ouvia-se, entremeado, um discurso num inglês mascavado, com pronunciado sotaque português. Anunciava a "strike". Verifiquei depois que eram raros os clientes na esplanada d'"A Brasileira" e havia apenas um empregado a atendê-los - o "amarelo" ou fura-greves, provavelmente. A esplanada da "Bénard", essa, estava repleta de estrangeiros, entretanto. É, já em piloto-automático, quando seguia em direcção à Sá da Costa, que recebo nas mãos um folheto bilingue (português/inglês - que vai reproduzido, em imagem, do lado britânico da folha), entregue por um dos elementos do piquete de greve.
Sinal dos tempos: é a primeira greve poliglota a que assisto. Empregados brasileiros, portugueses e africanos; folhetos bilingues a explicar razões e pedir desculpa aos clientes portugueses e estrangeiros. Tudo isto acompanhado por música irlandesa. Turismo e globalização.

7 comentários:

  1. Uma outra face da tal «globalização», de que tanto se fala nos dias de hoje. E nunca como hoje a frase «proletários de todo o mundo uni-vos!» fez sentido. Bizarro, não é?

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade. Entretanto, como o folheto é omisso em detalhes, não tomei partido. Mas, hoje em dia, são escassíssimas as greves em empresas privadas...

    ResponderEliminar
  3. Abstenho-me de comentar porque o serviço da rasielira é abaixo de cão.

    ResponderEliminar
  4. Da Brasileira. É que até fico nervosa... :)

    ResponderEliminar
  5. Inteiramente de acordo, MR, quanto ao serviço que prestam n'"A Brasileira". Prefiro, de longe, a "Bénard", quando vou àquela "zona".

    ResponderEliminar
  6. Patrão fora dia "santo" na Loja [neste caso, greve no escritório]... já uma pessoa não pode ter um "exílio", de onde envio saudades.

    ResponderEliminar
  7. Perdoe-me ter-lhe dado este desgosto, meu caro JAD, ainda para mais estando longe...
    Retribuo saudades amigas, com um abraço cordial e solidário - o meu caro Amigo não merecia isto...

    ResponderEliminar