sábado, 11 de junho de 2011

Linhagens 10

Memórias do lado materno 3: lavores e culinária

Vamos primeiro falar dos lavores para evocar, merecidamente, a avó. Não sendo expansiva, com feitio difícil, sobretudo na idade, era, para mim, uma avó bonita e dotada. Aprendi com ela os segredos da costura, mas, nas fatiotas que saíam das suas mãos, nunca consegui chegar-lhe aos calcanhares. Dir-se-ia que era uma modista, e de mestria. Recordo um vestido que, já na minha adolescência e ela com idade avançada, me talhou na perfeição. Tinha comprado um tecido que me encantou. Desenhei-lhe num papel um feitio que tinha visto e gostara. Passados dias fiquei com o vestido pronto, tal como o tinha idealizado.
No entanto, comecemos pelo princípio. A economia doméstica baseou-se, essencialmente, na minha infância e juventude, no guarda-roupa que a avó fazia para os netos, sendo completado pelo calçado saído das mãos do avô. Embora reconhecendo a perfeição no corte dos nossos vestidos, e a comodidade no seu uso, houve alturas em que desejava, a todo o custo, poder ter um vestido de uma loja de pronto-a-vestir. A explicação é simples. Sendo a última de três irmãs, a avô fazia os vestidos iguais para as três, acrescentando, com argúcia e gosto, o pano que ia faltando com o crescimento das netas. Aqui fica a imagem da obra:

Acontece que, durante muito tempo, tinha sempre os mesmos vestidos, o meu e, a seguir, os das minhas irmãs. A liberdade só a alcancei no ano da primeira comunhão. Senda a madrinha de baptismo a custear a despesa, tive direito a uma fatiota de pronto-a-vestir, um vestido branco para o primeiro dia de comunhão e, outro, azul claro, para o segundo dia como era hábito.
Ficaram, contudo, as primeiras lições da avó. O papel "Kraft", usado nos moldes dos vestidos, passava para as minhas mãos a fim de aprender a alinhavar, enquanto a avó avançava com o seu trabalho na máquina de costura. Só muito mais tarde tive direito a usar a sua máquina de costura, uma Singer. Tendo recebido antes uma explicação abrangente do funcionamento da máquina de costura, foi lição de mestre que, ainda hoje, me permite adaptar-me a qualquer inovação de máquinas eléctricas. Não me recordo, se a avó era também perfeita nas artes de "tricot" ou bordados. Ficaram na memória, e em fotogafias, obras primas de "tricot", saidas das mãos maternas, assim como bordados, aptidões que, curiosamente, se passaram apenas para a irmã do meio.


Como a perfeição tem limites, a avó não era grande cozinheira. Não sei, por isso, como as suas filhas desenvolveram tal aptidão. Assim, por herança directa da mãe e da madrinha, recebi, por imitação, gestos, organização e combinações possíveis, essenciais aos preparativos de uma refeição, assim como o gosto próprio na sua execução. A madrinha, exímia cozinheira, que aperfeiçoou a inclinação natural para a culinária com o seu trabalho na messe da Bayer, i.e., o "Erholungshaus", onde os altos quadros almoçavam e jantavam e, em dias de festa, os restantes empregados menos abonados.
No entanto, a avó trouxe da Prússia de Leste as receitas próprias como os "Königberger Klopse" (= bolinhos de carne de Konisberg) e os "Flinsen" (= finíssimos crêpes) com que me enchia a barriga e a alma, ao lanche, com açucar por cima. De outra receita familiar, obra da madrinha, i.e., o bolo de papoila já nos encarregamos de transmitir o segredo noutras paragens, com destaque no Prosimetron. Aqui ficam os "Königsberger Klopse":

Foram lições para o resto da nossa vida que, porventura, nunca se conseguirão agradecer devidamente. Fica o testemunho.
P.S. Para o tio, o mais novo dos cinco, que, ontem, completou 90 anos.

4 comentários:

  1. Depois da papoila candidato-me aos Flinsen.

    ResponderEliminar
  2. HMJ disse: combinado ! Para a "esquerda caviar"!!!

    ResponderEliminar
  3. :-)
    Entrei para dizer que gostei deste post, que me lembrou algo da minha infância, embora a costura fosse desaconselhada pelo oftalmologista, logo não passei de aprender a coser botões, bordar e pouco mais.

    ResponderEliminar
  4. Para Mr:
    "malhas que o império tece ...!" e com agradecimento pelo comentário. Bom regresso !

    ResponderEliminar