quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mus, Muris

Ao ler a informação, veiculada ontem num jornal económico, sobre a fuga, no passado mês de Maio, das grandes fortunas de valores mobiliários portugueses, nomeadamente de seguradoras e outros, no valor de 5,3 mil milhões de euros, recordei-me da sapiência do nosso PR. No entanto, para não aduzir afirmações levianas, entrei na página oficial da PR com o objectivo de confirmar o que ouvira. Remeto, pois, os leitores interessados para o vídeo da PR, gravado durante um encontro da COTEC, para confirmar os excertos que me pareceram mais significativos.
Reafirmando o que os portugueses já conhecem do discurso do PR, exortava os cidadãos, perante "a situação explosiva" do país, a uma postura patriótica, a saber: a) consumir produtos portugueses; b) trabalhar melhor; c) exportar mais e importar menos.
Ora, então, as grandes fortunas não são patrióticas e solidárias ? Até são ! Exportam mais capital para importar menos prejuízos. Perfeito ! Os prejuízos ficam com os "cidadãos" - auto-excluindo-se os das grandes fortunas - para trabalhar melhor e consumir produto nacional.
Com efeito, torna-se imperativo ético saber o nome destas entidades seguradoras que fogem, como os "mus, muris", a fim de o "consumidor nacional" poder distinguir entre o "produto genuinamente português" e o importado que atiça ainda mais a "situação explosiva" referida pelo PR.
Parece que as fortunas da Grécia procederam de igual modo, com os resultados à vista na ruas de Atenas. Tem razão Carvalho da Silva, da CGTP, quando afirma, por analogia, que o PR - perante determinadas "situações explosivas" - fica "seráfico e calado".
Post de HMJ

2 comentários:

  1. De :) se não fosse trágico.
    O PR também não anda por aí a falar da pouca agricultura e da fraca frota de pescas? Não foi o governo dele que negociou essas cotas, deixando sem margem de manobra os governos seguintes? E como é que ele aguentou a economia? Com as privatizações da Dra. Ferreira Leite.
    Mas a gente sabe que para certas coisas o português tem a memória curta.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    por isso, fez bem, lembrando certas coisas que, no entanto, não pesam na consciência da Dra. Ferreira Leite. Pela ausência de qualquer responsabilidade perante o país, levou o que merecia !!! Uma comenda.

    ResponderEliminar