terça-feira, 14 de junho de 2011

Bibliofilia 48 : Leonarda Gil da Gama


Leonarda Gil da Gama, anagrama de Maria Madalena Eufémia da Glória, nasceu em Sintra, a 11 de Maio de 1672, e terá morrido por volta de 1750. Entre 1733 e 1749 fez imprimir, pelo menos, 5 obras em que o virtuosismo barroco atinge o seu esplendor, em loas a santos e santas, em louvor da religião, mas não só. A autora tinha professado, com 16 anos incompletos (1688), no Convento da Esperança, segundo Inocêncio.
Os seus livros são raros, ou muito pouco frequentes. As suas obras nunca foram reeditadas, e é pena: dariam um case study singular, sobre o barroco português. Apenas uma antologia (incluindo excertos de obras, também, de Violante do Ceo e Maria do Ceo), organizada por Mendes dos Remédios, em 1914, foi publicada em Coimbra, com prosa e versos de Leonarda Gil da Gama.
Pelo prólogo, em imagem, de "Orbe Celeste..." (1742) se poderá fazer uma pequena ideia do virtuosismo e domínio que a autora possuía sobre as técnicas da escrita barroca. O livro, em presença, custou 45,00 euros, muito recentemente. E, embora haja vários vestígios de traça, nas páginas, o texto nunca é afectado.

Sem comentários:

Enviar um comentário