sábado, 11 de junho de 2011

Complacências


Vi ontem um belíssimo e isento documentário francês, sobre o período de ocupação nazi em terras gaulesas. E fiquei estupefacto com a grande complacência que houve, sobretudo, no mundo do espectáculo, em relação aos nazis ou suas forças representativas em Vichy (Marechal Pétain). De Sacha Guitry a Danielle Darrieux, de Fernandel a Chevalier, quase todos eles, se não colaboraram, pelo menos, assobiaram para o lado... Le Pen não caíu do céu aos trambolhões. Estamos sempre a aprender, como diz JAD.

para MR e JAD, com as melhores lembranças.

7 comentários:

  1. Infelizmente a ditadura do politicamente correcto vigente não me permite comentar este tema sem ser mal interpretado.

    ResponderEliminar
  2. Do Sacha Guitry e do Chevalier sabia porque eles ainda "sofreram" um bocado epois da Libertação...
    Vi o anúncio do documentário e tenho pena de o não ter visto. Pode ser que o repitam.
    Obrigada, APS.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. APS, mas basta ver o que se passa hoje cá em Portugal. Não são os políticos portugueses que decidem a politica do país. No entanto, nunca vi os "entertainers" tão activos, nem tanto entretenimento. P.S.: O comentário anterior tinha erros ortográficos.

    ResponderEliminar
  5. O documentário, MR, era excelente, e usava muito material fílmico inédito. E os exemplos da complacência eram inúmeros. Por exemplo, Jean Cocteau e Jean Marais, entre outros que não cheguei a citar, acima.


    Os "artistas", ms, tiveram sempre uma vida precária...Já nos tempos da Monarquia, se dizia: "Guardem as pratas, que vem aí os cómicos!" - quando estes iam actuar nos palácios. Há uma certa venalidade na vida saltimbanca de muitos artistas... Santana Lopes e M. M. Carrilho sabiam isso, quando estiveram na Cultura.

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade, JAD. Mas há alturas, na História, que obrigam a definições pessoais concretas. O 25 de Abril e a "Viradeira" do 25 de Novembro, por exemplo, ajudaram a perceber as máscaras e a coerência de muita gente, que eu próprio, desconhecia.

    ResponderEliminar