quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Pequena história (51)


Sendo muito conhecido, o quadro Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973), é talvez comparável, em notoriedade, à célebre Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Enquanto este último tinha, no entanto, um objectivo individualizado, como retrato, o primeiro foi executado (1937) para exprimir a revolta por um massacre colectivo, perpretado pela aviação nazi, em apoio de Franco.
Sem absoluta garantia de veracidade, há um pequeno episódio associado à pintura, referido por várias fontes, nomeadamente, pelo crítico literário inglês V. S. Pritchett (1900-1997), que o conta, num trabalho que escreveu, a propósito de Goya, incluido em The Complete Essays (Chatto & Windus, 1991).
Assim: durante a ocupação de Paris, em 1940, um oficial nazi, de visita ao estúdio de Picasso, ao contemplar Guernica, terá perguntado - Vous avez fait ça, n'est-ce pas? Ao que o Pintor terá respondido: Non, monsieur, c'était vous.

8 comentários:

  1. Já estivemos a ver quer um, quer outro, ao vivo e em pessoa :-)
    Guernica é um grito de raiva.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que ficará, indiscutivelmente, como uma obra maior da pintura do século XX.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Já li essa história. Acho que já contei. Fui ver esta pintura quando voltou a Espanha e foi exposta no Pavilhão do Buen Retiro, atrás do Prado. Metia medo a guarda que a pintura tinha. Um vidro anti-bala à frente e vários polícias de metralhadora em punho ao lado do quadro.
    Havia falangistas que não queriam o quadro exposto.
    Quando vou a Madrid, às vezes vou ao Reina Sofia para olhar para esta obra-prima, comovedora. Uma pessoa fica amarfanhada.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volto a repetir: uma pintura maior, se não a maior, do século XX.
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Gostava de ter oportunidade de ver ao vivo. Deve ser mesmo esmagadora!

    ResponderEliminar