segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Camus e a felicidade


Sob a chancela da Gallimard, saiu em 2017, um grosso volume contendo 865 cartas da correspondência trocada entre Albert Camus (1913-1960) e a grande actriz francesa, de origem espanhola, Maria Casarès (1922-1996), que terá sido - pese embora a relatividade da classificação - o grande amor, na vida, do romancista francês. O volume foi organizado por Catherine Camus, filha do prémio Nobel de 1957.
Neste caso, eu diria que é legítima, aquela que chamo a coscuvilhice nobre e, assim, ter a tentação de comprar e ler o livro...


Da intensidade desses afectos, de expressão mais intelectual nas cartas de Camus e mais fortemente terrestre, nas de Casarès, têm falado os críticos literários, que saudaram efusivamente a publicação do livro. Não resisto a transcrever, do penúltimo TLS, um retrato original, que dele traça John Fletcher: "Embora ele (Albert Camus) não fosse convencionalmente bonito, as suas feições - um cruzamento entre Fernandel e Humphrey Bogart - atraiam as mulheres."
E por onde andaria a felicidade, no meio destes dois seres humanos, que deram o seu melhor ao Teatro? Há que dar, naturalmente, a palavra final a Albert Camus...


Palavras estas que não deixam de ser acompanhadas por uma sábia e subtil ironia.

9 comentários:

  1. Os livros que reúnem a "Correspondência" entre duas pessoas são, por vezes, como os Diários, que geralmente navegam em dois rios bem distintos, aquele onde abunda a literatura e o romance, que deverá certamente ser o caso deste livro que refere e um outro rio menos navegável, mas que infelizmente desperta a curiosidade mundana, sempre em busca do escândalo, mas estes certamente nunca leram Camus.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As correspondências valem pela qualidade dos interlocutores. A última que li, e de que gostei bastante, foi a trocada entre Jorge de Sena e Eugénio de Andrade. Que dava, também, por ausência de pose, um realista retrato dos dois escritores.
      Boa noite.

      Eliminar
  2. São duas personalidades que me fascinam: Maria Casarès e Camus. Comprei este livro que pensei que ia ler de seguida, mas tem-se revelado um problema, não porque o livro seja mau. As poucas cartas que li até acho interessante. Mas o livro pesa 1600 g e tem 1300 p. Não há posição para ler este livro. Escrevi à Gallimard dizendo-lhes isto mesmo, que devia pelo menos ter partido o livro em dois volumes. Um velho - que me parece que serão os maiores interessados nesta correspondência - não consegue pegar neste livro. E eu não gosto de ler livros sobre a mesa. Só por razões profissionais. Este livro faz-nos artroses. :)
    APS, o livro está disponível para empréstimo.

    Já agora, para Mister Vertigo: vou comprara Lettres à Dominique Rolin de Sollers, mas já vi que só tem 400 p.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito o empréstimo, calorosamente, mas só quando for oportuno para si, e depois de ler o livro. Acabei o sacrifício do "Às Cegas" e, hoje, refresquei-me ao fim da tarde com a prosa pitoresca e viva de Araújo Correia. Outra louça! E compensadora, gratificante.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    2. A edição da NRF estava em "ocasião", mas em estado novo, na Gibert Joseph, em Junho, talvez ainda esteja por lá:)
      Boa noite e obrigado!

      Eliminar
    3. APS,
      :) Boa leitura! (Acho que vai ser.)

      Mister Vertigo,
      Se se está a referir às Lettres à Dominique Rolin... procuro sempre os «livros de ocasião», que estão muitas vezes em estado novo. :)

      Bom dia!

      Eliminar
    4. Agradeço, duplamente: pelos votos e pelo empréstimo..:-)
      Bom dia.

      Eliminar
  3. APS,
    Quando quiser. A partir de amanhã, posso deixá-lo no sítio habitual e levanta-o quando lhe der jeito. E não tenha pressa em lê-lo.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Tentaremos, então, passar amanhã, quarta-feira, por volta das 16h00, pela recepção da BNP, para o levantar. Dá-lhe tempo?
      Cordialmente,
      Alberto.

      Eliminar