domingo, 5 de agosto de 2018

Os Trabalhos e os Dias 84: Final feliz



Para terminar a tarefa de encher a despensa de doces para o resto do ano e, sobretudo, para o Inverno, faltavam, pois, os pêssegos para fazer companhia aos morangos e às cerejas.

O tempo, e sobretudo o calor, não estava nos planos para o dia da cozedura. Mas, a fruta tinha sido encomendada, como de costume, uma semana antes, ao meu vendedor de referência, no Mercado do Monte de Caparica. O Telmo lá me arranjou o pêssego do Senhor Raimundo, de Donas, Fundão. Ainda ficaram um dia, ao calor, para amadurecer.

E hoje, apesar da canícula, lá teve que ser. Quase quatro quilos de pêssegos se reduziram a 14 frascos, entre pequenos e grandes, a doce de pêssego. Quem provou ao jantar, gostou e repetiu. Sinal de aprovação.

Post de HMJ

10 comentários:

  1. Ena!Isso é que foi fazer doce! Mas com este calor não é fácil estar assim tanto tempo de volta do fogão:(

    Boa noite e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  2. Com este calor foi heróico! Eu tenho-me aproximado o menos possível do fogão.
    Pêssegos da 'terra' do Guterres, embora ele seja de Lisboa.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Pois, quando olhei para "Donas" veio-me uma ideia muito obscura, mas não me lembrava do Guterres !

      Eliminar
  3. Já tenho enchido todos os frascos que temos em casa.Muito trabalho mas gosto muito de fazer
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alfacinha:
      Com esta última remessa também se acabaram os frascos disponíveis. Vão-se esvaziando outra vez durante os próximos meses, certamente.

      Eliminar
  4. Que empreitada! Mas, ao mesmo tempo, que bom. Nada chega ao sabor dos doces feitos em casa.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Paula Lima:
      Cada um tem as suas empreitadas. Umas de agulha, outras de colher de pau !

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      Faz-se o possível. Como dizia o poeta:"põe quanto és, no mínimo que fazes."

      Eliminar