terça-feira, 14 de agosto de 2018

Enumerar


A classificação e catalogação sempre foram uma preocupação humana, nas Ciências e nas Artes. E fazer listas sobre assuntos, uma tentação dos homens. Bem como um precioso auxiliar de memória e, ainda, uma importante ferramenta de trabalho. Inclusivas ou exclusivas, estas relações permitem consultas úteis e, muitas vezes, fundamentais no futuro. Não são trabalho fácil, mas meritório, embora aturado e frequentemente difícil, se se procura o rigor. Uma boa bibliografia, sobre um escritor, pode ser um documento precioso, bem como um catálogo raisonné da obra de um pintor tem um valor enorme, para os aficionados.
Por reacção e associação paralela, a leitura de um poste de Mister Vertigo, no seu blogue Manuscritos da Galáxia, em que se refere ao trabalho, que tem vindo a fazer, sobre a Sétima Arte, levou-me a pensar sobre as minhas preferências em Cinema. E se, a princípio, orientava as minhas escolhas sobretudo pelos actores e actrizes, com a idade, comecei a regular as minhas idas ao cinema, pelo trabalho dos realizadores. Que me davam, com mais rigor, uma garantia de qualidade, à partida.
Sucintas e muito pouco inclusivas, correndo embora o risco de algumas omissões ou esquecimentos imperdoáveis, aqui vão as minhas duas listas de favoritos, vivos, cujas obras eu procuro não perder, em cinema:
1. Actrizes e actores: Vanessa Redgrave, Helen Mirren, Judi Dench, Frances McDormand, Julia Roberts, Fanny Ardant, Isabelle Hupert, Juliette Binoche e Sandrine Bonnaire; Albert Finney, Derek Jacobi, Ralph Fiennes, Robert de Niro, Jack Nicholson, Geoffrey Rush e Toni Servillo.
2. Quanto a realizadores, creio ser um pouco mais selectivo. Aqui vão aqueles nomes que colhem a minha preferência actual: Coppola, Scorsese, Woody Allen, Joel e Ethan Coen, Nanni Moretti, Giuseppe Tornatore e Paolo Sorrentino.
E parece-me que é tudo...

6 comentários:

  1. Agradeço a amável referência e também o facto de ao consultar a sua lista ter descoberto um cineasta e um actor (Paolo Sorrentino e Tom Servillo), cujo trabalho no cinema desconheço, mas que se encontram interligados em alguns filmes, segundo me apercebi pela pesquisa que acabei de fazer.
    Um dos pontos interessantes nesta pesquisa e aqui os livros e catálogos a par das memórias são importantes é recordar filmes, cujos cineastas tinham caído no meu esquecimento devido à invisibilidade a que estão a ser sujeitos.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de quê. Muitas vezes, outros blogues dão-nos o impulso necessário para um poste oportuno..:-)
      Sobre a dupla italiana, sugiro-lhe "Il Divo", baseado na vida de Andreotti, com uma cena magnífica, que é o monólogo de Servillo, que eu registei, aqui no Arpose, em 16/4/2011.
      Uma bom fim de tarde.

      Eliminar
    2. Agradeço a informação do post, já estive a ver a sequência do monólogo é fabulosa, Um filme e um cineasta a descobrir!
      Desejo-lhe um excelente feriado!

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostou. Parece-me ser um homem de Cinema, de quem podemos esperar muito.
      Retribuo os seus votos, cordialmente.

      Eliminar
  2. Umas listas interessantes. Gosto também muito de Jack Ncholson e dos irmãos Coen. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma escolha subjectiva, vale o que vale..:-)
      Boa noite.

      Eliminar