quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Retenções preventivas


Não sendo sinónimo de lápis azul ou de censura ditatorial, a retenção sanitária de comentários, em muitos blogues, deixa-me curioso. Se entendo essa precaução em blogues de temática ou natureza política, para evitar insultos e manifestações reaccionárias, ou alarvidades, em blogues neutros, não a percebo lá muito bem. Já vi essa quarentena explicada para evitar publicidade abusiva e frequente. Até parece que, nesse particular, o Arpose é um oásis, porque ela, felizmente, não aparece por aqui.
É certo que já tive que apagar alguns comentários (únicos, até hoje, em que exerci censura) de uma senhora louca, que me tomava por outra pessoa; também tive que suportar um impertinente e despropositado visitante, bem como uma dama arrogante que costumava comentar com tiradas poéticas de jornal de província, e que tinha o condão de me irritar solenemente. Mas, com alguma paciência e perseverança, usando de diplomacia selvagem, consegui afastar esses 3 comentadores, definitivamente, do Arpose.

9 comentários:

  1. Ah!Ah!Ah!

    Eu tenho comentários moderados, porque quando comecei, quem me ajudou a abrir o blogue aconselhou-me assim, mas até agora acho que só não publiquei 2 comentários. Um deles era parvo e anónimo e o outro era um comentário depressivo e despropositado, de um comentador ocasional, que achei por bem não publicar.

    Duma maneira geral, as pessoas exaltam-se com questões políticas ou futebol e aí podem ofender, de resto, não aborrecem. Parece-me...

    (Acho piada aos seus "ódios de estimação"! Lá despachou a dama arrogante!)

    Desejo-lhe uma boa tarde. Hoje temos aí um dia quente; aqui vai chegar aos 42º.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dama arrogante anda por aí, por alguns blogues que eu frequento, comentando para se ouvir, narcisicamente... Eu é que já não podia mais com ela, aqui por "casa".
      Tenho pensado em si, por causa dos 43º anunciados e albicastrenses. Por cá, talvez não chegue aos 39º, na rua, mas aqui em casa, com diversos cuidados, o máximo tem sido 29º, felizmente.
      Uma boa tarde, cordialmente, também.

      Eliminar
  2. Eu retenho preventivamente. Porque a experiência de outros blogues tidos anteriormente me mostraram a má publicidade, mas também porque assim, de alguma forma, afasto quem vem só olhar para o seu próprio umbigo, já que gosto que vejam o meu também (em sentido figurado, claro). Não tenho os seus dotes diplomáticos para pacientemente afastar os irritantes. Vêm ver, não é publicado/respondido, não voltam mais! :-)
    Boa tarde,

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia, o Google deixou de nos notificar quando temos comentários para libertar e como vi escrito ainda à pouco esse fenómeno parece acontecer depois da entrada em vigor daquele "regime da privacidade" (em casa roubada, puseram trancas na porta, acham eles). Temos que estar mais atentos, mas vale a pena, acho eu!
    Boa tarde mais uma vez (quente quente, de verdadeiro mês de Agosto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a sorte de a publicidade parva e despropositada não chegar ao Arpose, felizmente. E respeito e acho natural que cada um na sua casa (neste caso, Blogue) imponha as suas regras. Há, realmente, quem comente para se ouvir, o que redunda, muitas vezes, em comentários que passam ao largo da ideia essencial do poste, não dando assim - como diz o povo - "a bota com a perdigota".
      Temos saído de manhã e fechado as sete portas (janelas) à canícula, a partir das 11h00. E temos conseguido sobreviver, com um máximo de 29º..:-)
      Bom resto de tarde suportável, com estima cordial.

      Eliminar
  4. Eu tive que bloquear um comentador conhecido de todos que usa o comentário para publicitar o seu blogue e exigir que se o visite.
    De resto, os comentários ficam apeovados automaticamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio lembrar-me desse episódio recente, porque ainda cheguei a ver o desconchavo desavergonhado do velho... Ele há gente para tudo. Talvez eu tenha tido imensa sorte até agora.
      Eu sei que o faz.

      Eliminar
  5. Tenho um seguidor/comentador, que me visita diariamente sempre com um comentário, que na maioria das vezes não excede as 10 letras de uma palavra, já o tentei bloquear, mas ele diariamente aqui estava, deixei de publicar os comentários, mas ele continuava. Decidi então publicar o comentário se tiver mais que uma palavra. Já reparei também que não Lê o que comenta e descansa ao fim-de-semana.
    Mas pior foi uns comentários que recebia de uma leitora do blogue que traziam vírus. Decidi então apagar todos os comentários da senhora e ela deixou de visitar o blogue. Para já não falar na publicidade do "visite o meu blogue".
    Nos meus anteriores blogues não tinha moderação, mas tendo em conta os tempos que vivemos, decidi optar por eles, embora seja contra a censura, porque ainda me lembro dos filmes cortados e dos livros proibidos:)
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os exemplos que refere são, na verdade, mais do que justificados, quanto a mim, para as prevenções que tomou. Cada caso é um caso, e há algumas más experiências. Eu tenho tido é sorte, provavelmente, tirando dois dos 3 visitantes que referi neste poste. Também tive 5 seguidores que, talvez por eu não ter retribuido como seguidor no blogue deles, uma semana depois se "desarriscaram"... A maioria dos cibernautas, parece-me, só se preocupa com a quantidade. A qualidade é-lhes indiferente, ou nem se apercebem que existe.
      Por cá, na região outrabandista, há cerca de meia hora, começou a soprar uma leve aragem. Que ela também chegue ao Monte Abraão! - são os meus votos.

      Eliminar