quarta-feira, 22 de agosto de 2018

3 constatações de ar livre, ao fim da tarde


1. Em dias de vento normal - seja lá o que isso for - no alto, bem alto, e para não dizer no altíssimo, que poderá ter conotações religiosas, os aviões vem do Oeste (Atlântico) em direcção ao Leste, mas guinam, subitamente, por alturas de Corroios, para Norte, baixando com suavidade.
2. Ao fim da tarde, as gaivotas, a meia altura, regressam da zona dos lixos (Terra), em esquadrilhas de 5 ou 6 e, ao contrário dos aviões, dirigem-se para ocidente (Mar). Para ir dormir?
3. As vespas e as andorinhas trabalham até tarde. Já passa das 21h00 e as andorinhas ainda zilram, pelo ar; enquanto as vespas se afadigam, laboriosas, a libar as folhas do limoeiro. Pergunto-me, ignorante que sou neste particular: será que as vespas também produzem mel? Se o fabricam, deve ser bem mais amargo e selvagem do que o das abelhas...

4 comentários:

  1. Não sei se as vespas fazem alguma coisa pela humanidade para além de nos darem ferroadas. Sei que há anos que andavam desaparecidas e este ano voltaram a uma zona que frequento.
    Soube também que gostam de fazer ninhos nos ares condicionados. :(
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui há 2/3 anos, as abelhas alternavam com as vespas, em volta do limoeiro. Agora, só aparecem vespas..:-( Mas vamos melhor, creio, do que na Inglaterra, onde 80% das abelhas desapareceram. E, na Alemanha, a situação é semelhante, com todos os inconvenientes: polinização, etc...
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Tenho um pequeno ninho num cantinho escondido da varanda, mas não mexo lá, porque tenho medo do que pode sair...e como não incomoda, deixo estar. Mas não deve ser de vespas, porque é todo fechadinho.

    Bom dia:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se um dia descobrir, desvende-me também o mistério.
      Um bom fim-de-tarde..:-)

      Eliminar