sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fulgurações


Acabei de ler recentemente "Rencontres avec René Char" (ed. José Corti, 1991) de Jean Pénard. Com imenso agrado. É um livro em que um amigo fala, também, sobre a velhice de outro amigo: as debilidades físicas, o sofrimento pela morte do gato Tigron (que morreu 3 anos antes de Char), o regresso memorial à infância, o amor (já) saudoso pela Natureza, algum desânimo...
Retive algumas ideias de Char (para lá da minha surpresa do Poeta não gostar nada de J. L. Borges), retransmitidas por Pénard. Aqui vai, partilhando, em tradução, um pensamento de René Char:
"Não há poetas sem delírios. Alimentámo-nos deles, dominando-os. O nó do problema é o de saber quem vai ganhar, o poeta ou o delírio. Se o delírio domina temos Hölderlin, Nietzsche, Artaud e tantos outros em pintura, em música, ainda com algumas fulgurações, mas fulgurações enlouquecidas."

11 comentários:

  1. É um livro de conversas? Gosto bastante desse tipo de livros.

    ResponderEliminar
  2. Pénard, na altura Inspector Nacional da Educação (creio que ainda vive), ia muitas vezes almoçar com Char - de quem era amigo - a Busclats. E anotou frases e ideias de Char, entre 1960 e 1987. Há também algum diálogo entre os 2 - pouco.
    O livro tem dedicatória manuscrita de Jean Pénard a " Georgette et pour Luis Manuel Monteiro Baptista...", que me diz qualquer coisa, mas não consigo identificar quem...

    ResponderEliminar
  3. Deve ser o médico. Era um grande médico.
    Encontrei isto:
    http://fvieiradesa.blogspot.com/2009/02/juramento-de-hipocrates.html

    ResponderEliminar
  4. Continuo sem ter ideia..., mas vou seguir a sua pista, MR, que agradeço.

    ResponderEliminar
  5. Já vi o Blogue, MR, e fiquei com uma ideia.
    Ele há tantos portugais e portugueses que a gente desconhece!...

    ResponderEliminar
  6. Curioso, uma ideia semelhante ocorreu-me depois de ver o «Cisne Negro». Não será uma obra prima, mas é um bom filme. Recomendo. Deixo o link trailer:
    http://www.youtube.com/watch?v=DrqA0whcGos

    ResponderEliminar
  7. Grato, c.a.. Irei ver logo à noite.

    ResponderEliminar
  8. E eu um dia destes, mas parece que tenho de preparar o estômago.

    ResponderEliminar
  9. É um pouco duro, mas nada de excessivo, MR. Depois me dirão se concordam comigo. Boa semana!

    ResponderEliminar