quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Cinema em casa I



Andava eu no "Baú" à procura de BD do "Fantasma" de Lee Falk, que se iniciou em 17/2/1936, quando se me depararam estes fascículos de Cinema dos anos 50. Permitiam, a quem não pudesse ver os filmes, ler as novelizações e contemplar algumas fotografias da película. Tinham também a ficha técnica com os actores, realizador, etc. Informavam também a casa de espectáculos portuguesa onde o filme se tinha estreado. Por exemplo, "O rei e eu" de Walter Lang, com Yul Brinner e Deborah Kerr, foi estreado no Tivoli, em 22 de Outubro de 1956. O filme de Luchino Visconti, "Sentimento", iniciou as suas projecções no Cinema Monumental. Os fascículos cinematográficos tinham como editor António Feio. Vai também, em imagem, a reprodução das últimas páginas de "O Rei e eu", para se ter uma ideia dos filmes que passavam, na altura, pelas outras casas de cinema. Infelizmente, nenhum destes cinemas funciona, hoje.

2 comentários:

  1. Lembro-me lindamente deta colecção. Parece-me que havia outra, no mesmo estilo. E mais tarde, uma com a capa a cores.
    Adorei!

    ResponderEliminar
  2. A de cores é a "Colecção Cinema", MR. Creio que o "stock" ainda dará para mais 3 postes...

    ResponderEliminar