segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pinacoteca Pessoal 5 : Dominique Peyronnet


Dei por este quadro, em imagem que o reproduzia, em Coimbra, teria os meus dezassete anos. E nunca mais o esqueci. O meu gosto pelas praias desertas, no Outono e sem chuva, talvez explique que a sua imagem nunca mais me tivesse abandonado. Foi pintado por Dominique Peyronnet (1872-1943), francês, excelente litógrafo que, apenas aos 50 anos, resolveu começar a pintar. De uma forma quase naïf, mas perfeccionista q. b., e honesta. O seu mundo pictórico, algo imóvel num ar limpo, livre e respirável, isento de pessoas (normalmente), tem para mim um fascínio especial a que não consigo resistir.
O quadro, intitulado "Mediterrâneo", de 1942, foi uma das suas últimas obras.

6 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar em Dominique Peyronnet, e este quadro é belíssimo.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Fico contente com o seu regresso, Miss Tolstoi. E tenho, em aberto, um compromisso...

    ResponderEliminar
  3. Admirando e admirando. Não conhecia e gostei. Tb. gostei de ter noticias de Miss Tolstoi. Parece ter vindo matar saudades de S. Valentim!

    ResponderEliminar
  4. Já somos três: a gostar do quadro e a não conhecer o pintor.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei amplamente compensado por os ter dado a conhecer a 3 bons Amigos.

    ResponderEliminar