domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pinacoteca Pessoal 6 : Vincent van Gogh


Vi pela primeira vez, em reprodução colorida, o "Retrato do Dr. Gachet", de van Gogh (1853-1890), numa biografia do Pintor, escrita por Lawrence e Elisabeth Hanson, editada pela Editorial Aster, no final dos anos 50 ou princípio dos 60.
Era a versão que se encontra, hoje, no Museu d'Orsay, com predomínio de tons azúis, no fundo. Portanto, a segunda (que as más línguas dizem ser uma cópia do próprio Dr. Gachet que era, também, pintor, mas amador). Mas prefiro-lhe a 1ªversão, de tons mais claros, que sempre esteve em mão de particulares (franceses, japonezes e australianos). Foi o Dr. Paul Gachet (1828-1909) que tratou van Gogh nos últimos tempos da sua vida, e os 2 quadros foram pintados em 1890, sendo portanto dos últimos executados pelo Pintor holandês.
O enquadramento e posição do corpo do médico, na obra, poderão ter sido inspirados pelo "Torquato Tasso na prisão" de Delacroix, quadro, de que Vincent van Gogh muito gostava. Mas a melancolia (romântica) do olhar do retratado é uma marca inconfundível. E a dedaleira (ou digital) um símbolo medicinal que corrobora, secundariamente, a profissão do retratado.

4 comentários:

  1. Gostei de os ver assim juntos. Nem sei qual prefiro. O primeiro que vi foi o de tons azuis. Não sei onde, mas também li a biografia de Van Gogh que cita.

    ResponderEliminar
  2. Mas talvez prefira o de tons azuis e toalha vermelha.

    ResponderEliminar
  3. "Se não fossem os gostos, o que seria do amarelo": desta vez, não estamos de acordo, MR. Prefiro o primeiro.

    ResponderEliminar