sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bibliofilia 41 : Irene Lisboa



É uma autora de culto, de alguns "happy few", a Irene Lisboa. Escritora singular, com um modo de ver as coisas, pessoalíssimo, na prosa. A sua poesia é única, e tenho imensa dificuldade em classificá-la. Com uma "paixão fria" de Escorpião ( dizem os astrólogos, a propósito deste signo), embora ela seja uma capricorniana.
Usou, entre outros, os pseudónimos de João Falco e Manuel Soares (este último que, duplamente, me sensibiliza), numa altura portuguesa em que as meninas lusas e as mulheres costumavam saber francês e tocar piano. Para além dos bordados. As situações, na realidade, não se modificaram assim tanto, nestes últimos anos - substitua-se apenas o francês pelo inglês, para além de pequenos ajustamentos de mentalidades.
Este "O Pouco e o Muito (crónica urbana)", de Irene Lisboa, comprei-o, há menos de 10 anos, ao meu amigo Bernardo Trindade, por 12,00 euros. Mas é único, porque tem dedicatória da Autora, que era parca a escrevê-las.

para c. a., na oblíqua, com Amizade.

2 comentários:

  1. As situações não se modificaram, tão pouco as mentalidades... Magnífica recordação de Irene Lisboa. E neste específico caso, sinto a dedicatória como uma honra, por todas as razões. Um muito obrigado, do fundo do coração. Bem haja!

    ResponderEliminar