sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pinacoteca Pessoal 4 : Henrique Pousão


Henrique Pousão (1859-1884) é um dos pintores de que mais gosto, do séc. XIX português. Morreu cerca de três meses depois de completar 25 anos, mas tem uma obra significativa. Sobretudo se tivermos em linha de conta que o seu primeiro quadro a óleo foi executado aos 14 anos (1873) e representa o Castelo de Guimarães, cidade onde o pai de Pousão fora colocado, como Juíz. A partir de 1882, e com as suas idas para Capri, a sua obra reforça a maturidade e um estilo mais marcado. Para imagem escolhi o quadro "Casas com persianas azúis", obra inacabada de 1883, como poderia ter optado por "Casas brancas de Capri" (1882), outra das minhas pinturas preferidas de Henrique Pousão.

6 comentários:

  1. Também é um dos meus preferidos. E o quadro que escolheu é lindo.

    ResponderEliminar
  2. O quadro é lindo. Não conhecia o pintor...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, MR. Falta-me ver os de Vila Viçosa...

    ResponderEliminar
  4. "esperando o sucesso" é o meu preferido. Também porque se trata de uma "desculpa" - que faz me rir
    http://briefeankonrad.blogspot.com/2009/05/esperando-o-sucesso-die-warterei-auf.html

    ResponderEliminar
  5. É também muito curioso, e expressivo, Ralf.

    ResponderEliminar