quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Regionalismos ilhavenses (10)


Raramente se pensa, ao ler monografias como esta Palabras co bento no leba (2018), de Domingos Freire Cardoso, no tempo, trabalho e preocupações que deram aos seus autores, ao longo da sua aturada execução, ainda que tenham contado com a colaboração de amigos e outras pessoas da terra  e arredores que, desinteressadamente, foram dando uma ajuda e alento para que a obra chegasse a bom porto.
Hoje, vamos dar conta de expressões começadas por n e o, no conjunto das quais 1/3 estão relacionadas com a vida marítima, nomeadamente, com a pesca do bacalhau. Seguem-se:

1. Nêpas - luvas grossas ou argolas com um sulco por onde corria a linha de pesca; usando-as, os pescadores do bacalhau evitavam que ela lhes cortasse as mãos (do Inglês "nip/ nipper", relativa a garra, turquez, pinça, pois também prendia a linha).
2. No dar o lé c'o cré - são coisas díspares, incompatíveis.
3. No ter corrume - não ter mais conserto.
4. Nosgómito - pessoa esquisita; nome depreciativo que se chama a alguém.
5. O caga-no-lanço - capitão com muita sorte na pesca do bacalhau.
6. O da bista baixa - o porco (animal).
7. Ôirêlo/ Ôirejo - juízo, discernimento, saber o que nos convém.
8. Onze - diz-se que os pescadores não queriam o dóri número onze, pois este número representa o marido atraiçoado pela mulher.
9. Ousio/ Uzio/ Izio - confiança, desculpas.

2 comentários:

  1. Mais uma vez os meus agradecimentos ao APS pela divulgação do meu trabalho. Mais uma vez, também, os meus parabéns pela beleza da fotogradia que ilustra o texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sido um gosto reler, e agora talvez com mais atenção e cuidado, para seleccionar, a sua bela obra. É a melhor recompensa...
      Um bom Natal, muito cordialmente.

      Eliminar