quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Pequena história (54) : quantidade, qualidade e percentagens...


Ao Screen International (25/10/1977), Gregory Peck (1916-2003) descreveu o seu primeiro contacto com Gary Cooper (1901-1961). Deste modo:
Eu conheci Gary Cooper pouco depois de chegar a Hollywood. Ele perguntou-me quantos filmes eu tinha feito: "Dois." Ele já tinha feito 62. Depois, interpelou-me sobre que tal eram: "Um bom, outro mau." - respondi. E ele: "Vais à minha frente." E continuou a referir que, de cada 5 dos seus filmes, apenas dois eram bons.

10 comentários:

  1. Excelentes actores, ambos. Fazem parte dos meus 5 favoritos: Gary Cooper, Gregory Peck, Cary Grant, James Stewart e Henry Fonda. Os cavalheiros de Hollywood :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acrescentaria um sexto, na categoria de Cavalheiros de Hollywood: Clark Gable..:-)
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Esqueci-me desse, tem toda a razão. Imperdoável ainda mais porque temo-lo visto em bastantes filmes recentemente.
      Boa noite

      Eliminar
    3. Acontece..:-)
      Uma boa noite, também.

      Eliminar
  2. Quando eu era miúda gostava imenso dos filmes de Gary Cooper. Hje, no geral estou como ele, a maioria são fracos. Também o apreciava muito como ator, hoje nem tanto. Mas há três dos referidos pela Paula que estão na minha lista de preferidos: Gregory Peck, James Stewart e Henry Fonda. Quanto a Cary Grant, fiquei a apreciá-lo mais depois de ver um documentário sobre ele: o homem por detrás da estrela - fazer um filme era um suplício...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vistos em tempos de tenra juventude, em que os aspectos emocionais se sobrepõem, naturalmente, a uma visão e apreciação, críticas, dos desempenhos fílmicos, tenho alguma dificuldade em discernir, destes 6 actores quais eram, na verdade, os bons actores. Não todos, de certeza.
      Mas arrisco, ainda assim, três papéis bem cumpridos:
      - Gregory Peck, como Capitão Ahab, em "Moby Dick".
      - Henry Fonda em "Era uma vez no Oeste", até por personificar o "vilão", que habitualmente não era...
      - com algumas dúvidas pessoais, talvez Clark Gable, no seu último filme : "The Misfits".
      Um bom dia, também.

      Eliminar
  3. Alguns actores que ainda consigo recordar.
    O primeiro será sempre Danny Kaye, actor, cantor, músico. Ainda hoje
    o recordo com ternura. Eram os anos da minha infância e início da adolescência.
    Gene Kelly, o excelente bailarino dos musicais americanos. James Dean cuja vida
    foi infelizmente muito curta. O bonito Tony Curtis. E tantos outros que fizeram
    parte do meu gosto pelo cinema. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um defeito comigo, raramente aprecio um musical. Retenho, no entanto, algumas excepções: "My Fair Lady", "West Side Story" e "Jesus Christ Superstar".
      Dos actores que refere também tenho boas recordações.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  4. https://youtu.be/jm6ktYq0Yxk
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma dupla notável, numa "desgarrada" improvável - muito obrigado.
      Retribuo os votos.

      Eliminar