sábado, 29 de dezembro de 2018

Para uma cenografia do passado


Invariavelmente, entre 24/12 e 1/1 do ano seguinte, nos meus primeiros vinte e poucos anos de vida, os meus espaços situavam-se num perímetro vimaranense que compreendia não mais de 800 metros quadrados, calcorreados naturalmente entre duas casas familiares. Sem mágoa excessiva ou saudades aflitivas, me lembro delas e das pessoas que, então, as ocupavam.
Mas recordo-me, com gula eterna, de um salpicão de língua de porco, tenríssimo e saboroso, que acompanhava, sempre, o Cozido à Portuguesa, do dia 25, no almoço de Natal. Porque esse, a partir de 1979, nunca mais lhe pus a vista em cima e não mais o consegui provar. A minha tia Ermelinda levou para a cova o segredo e o local onde o comprava, pouco antes do dia de Natal...


6 comentários:

  1. Conheci alguém que fazia um salpicão de língua de porco e muitas vezes comi dele. Era muito bom.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem gostaria de saber fazê-lo ou de quem o fizesse, por mim..:-(
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. Só fui uma vez a Guimarães e gostei muito. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Centro Histórico manteve-se impecável, na sua beleza antiga.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Achei graça à recordação da gula eterna do salpicão.
    Decerto hoje já não teria o mesmo gosto. Os personagens
    de amarelo contrastam na cor cinzenta da foto.

    ResponderEliminar
  4. Talvez não... Mas nunca comi assim, mais, salpicões tão tenros.
    Os "amarelos" deviam ser funcionários da Câmara.

    ResponderEliminar