segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Karl Jenkins : "Os Artífices da Paz"



Esta magnífica obra coral - aqui, parcialmente reproduzida - do galês Karl Jenkins (1944), tocada e cantada, pela primeira vez, no Carnegie Hall de Nova Iorque, em 2012, foi dedicada e inspirada, entre outros, pelos homens de boa vontade que passaram na Terra, usando os nomes de: Francisco de Assis, Shelley, Gandhi, A. Schweitzer, Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Mandela...

Nota pessoal: os aplausos ocupam cerca de 1 minuto e 14 segundos, no final do vídeo.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. E é também algo estimulante..:-)
      Renovo, retribuindo.

      Eliminar
  2. Do livro "Ao sabor da Música" , transcrevo a resposta de
    Vasco da Gama Fernandes a uma pergunta de António Cartaxo:
    Tanto me sensibiliza a música que oiço, quando gosto dela,
    como me sensibiliza um quadro, uma obra plástica, a leitura
    de um bom poema ou de uma boa prosa. Tenho tido muito boas
    emoções com a música, mas não me posso considerar um melómano
    profissional,chamemos-lhe assim. É mais uma das modalidades de
    expressão que só me são muito mais caras quando elas tocam efectivamente
    na essência da minha interioridade. Nessa altura, naturalmente que as sinto
    e vibro com elas com muita intensidade.
    Isto apenas para também explicar a mim própria, porque algumas vezes não
    consigo sentir esse gosto interior por determinada música.Com as minhas
    palavras não saberia dizer tão bem.
    Desejo-lhe um resto de boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me acertada e justa a transcrição que faz, de V. da G. F..
      Tenho para mim que, apesar de tudo, tavez seja mais fácil exprimir o gosto que se tem por um filme ou um romance, do que expressar o que se sente a ver um quadro, ler um poema ou ouvir uma obra musical. Sendo que, neste último caso, as emoções pessoais são melhor percutidas por uma espécie de osmose de sensibilidade. Que muitas vezes nos pode, até, estimular e transformar estados de espírito.
      Retribuo, com estima, os seus votos, que agradeço.

      Eliminar