segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Pequena história (53)


Nem todos os modelos de pintores ou escultores são conhecidos. Há muitos corpos anónimos e rostos sem nome que ocupam lugares destacados em museus e galerias de arte, por esse mundo fora, mas de quem nada ou quase nada sabemos, hoje. Muito menos, das suas vidas.
Edgar Degas (1834-1917) dedicou uma boa parte da sua obra escultórica (e de pintura) à Dança, actividade artística que ele muito apreciava. Uma das suas mais conhecidas esculturas, Petite danseuse de catorze ans, exibida, em 1881, pela primeira vez, teve fraca adesão do público e da crítica. Hoje, porém, é uma das suas esculturas mais célebres, e consideradas.


Os esboços preparatórios para a execução da obra foram muitos. Sempre tendo como modelo uma jovem bailarina e, às vezes, uma sua irmã, filhas ambas de emigrantes belgas; a primeira, de nome Marie Geneviève van Goethem (1865-1900) que trabalhava no corpo de ballet da Ópera de Paris.


Os tempos frequentes que ela dedicava a posar para Degas, obrigavam-na a faltar, muitas vezes, aos ensaios na Ópera. De tal modo que, pouco tempo depois da escultura estar terminada, a pequena bailarina foi despedida.

Para além de uma foto conjunta de Marie Geneviève, junto da escultura para que serviu de modelo, pouco mais se sabe da sua vida que, aliás, foi breve e obscura.

6 comentários:

  1. Em que museu se encontra, que não tenho ideia de a ter visto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A original, em cera, encontra-se na National Gallery of Art (Washington), mas depois foram feitas várias réplicas em metal. Uma delas está no Museu d'Orsay, em Paris.

      Eliminar
  2. Agora fiquei com pena da Marie Geneviève van Goethem. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, sacrificada que foi à Arte..:-(
      Bom dia.

      Eliminar