quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dos mínimos


Nunca me incomodou comer num restaurante atascado, desde que tivesse boa cozinha e o serviço fosse conveniente. Como também nunca realcei excessivamente as refeições tomadas em restaurantes de luxo, se também cumprissem esse desiderato, com a qualidade correspondente à sua categoria.
Nunca fui grande entusiasta da minimalista nouvelle cuisine que, no entanto, do ponto de vista estético, dá boas imagens em hebdomadários e revistas finas da especialidade. E faz a glória efémera de alguns chefs muito celebrados. Mas também nunca procurei restaurantes farta-brutos, para saciar a minha gula. No meio, acho que está a virtude. E se durante alguns anos, por motivos profissionais, me tive que habituar ao come-em-pé, infelizmente, não tenho porém qualquer problema - como muito boa gente tem - em comer sozinho. Saboreio melhor, talvez, e vou pensando, entretanto...
Não gosto de pouco espaço entre mesas. Não gosto de pedir o sal duas vezes. Lembro-me sempre que um prato que conste da ementa do dia, não deve demorar mais do que 20 minutos a chegar à mesa. E que um restaurante, minimamente competente, deve ter um empregado para cada 7 mesas. Ora, isto, até em alguns restaurantes ambiciosos é, muitas vezes, esquecido. Será em nome da tal produtividade?

6 comentários:

  1. O momento da refeição, quando se trabalha, sózinho, permite uma tranquilidade no dia-a-dia que melhora a nossa qualidade de vida. Sempre gostei e gosto de almoçar sózinha em semana laboral, mesmo que à minha volta o barulho seja intenso (agora consegui encontrar um sítio em que consigo o privilégio de estar sentada e se quiser ler, nada o impede). Engraçado que com o passar dos tempos nós temos dois sítios onde gostamos de almoçar fora no distrito de Lisboa. Não que se conheçamos muitos, mas temos sido bem servidos/atendidos nestes e arriscar não é o nosso forte!
    Bom dia

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    1. A fidelização, em restaurantes médios, compensa largamente - somos bem tratados. Perdemos, há cerca de um ano, um restaurante que frequentávamos há mais de 15. E que saudades!... Porque só lá havia umas finíssimas iscas de borrego, por exemplo.
      Estou consigo sobre a pausa laboral, para almoçar tranquilo. E, mesmo que haja barulho, conseguia, quase sempre, abstrair.
      Um bom dia, também!

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    2. Faltaram-me vírgulas e dei erros, as minhas desculpas!
      Boa tarde :-)

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    3. Não há crise - eu percebi.
      Boa tarde!

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  2. Irritam-me os restaurantes que têm um funcionário para uma quantidade excessiva de mesas (nem todos são Odetes e Isabéis do antigo Alfaia), como me irritam os restaurantes com funcionários sempre a perguntarem se está tudo bem.
    Detesto restaurantes com as mesas agarradas umas às outras, em que não se pode falar e somos obrigados a ouvir as conversas dos vizinhos.
    Bom dia!

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    1. O que confirma as minhas relutâncias básicas..:-)
      Também me irritam aqueles restaurantes que têm um empregado para entregar a ementa, outro para recolher o pedido, e ainda outro para trazer a carta de vinhos. E, depois, é o desastre total no serviço sequente: entre o todos ao molho, o caos e a demora.
      Retribuo os votos.

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