Parcial, na altura, sem dúvida, Francisco Manuel de Melo (1608-1666) participou na contenção da insurreição da Catalunha, no lado da corte de Madrid. A opção de Filipe IV (III, de Portugal) foi pela Catalunha, em detrimento de combater a insubordinação, quase simultânea, em Portugal. O que, de algum modo, contribuíu para que a revolta em Lisboa, em Dezembro de 1640, tivesse sucesso.
Sobre os catalães, escreveu no seu Movimientos, Separacion y Guerra de Cataluña (1645), o poeta Melodino, as seguintes palavras:
...Son los catalanes por la mayor parte hombres de durísimo natural; sus palabras pocas, á que parece les inclina tambien su proprio lenguage, cuyas cláusulas y dicciones son brevísimas; en las injurias muestran gran sentimiento, y por eso son inclinados á venganza; estiman mucho su honor y su palabra; no menos su exencion, por lo que entre las mas naciones de España son amantes de su libertad. ...
'Inclinados á venganza': lembro o escarcéu à volta da saída de Figo do Barça, sem a mais leve 'ordem à mesa' de alguma pessoa responsável ou alto dirigente.
ResponderEliminarLembrou bem...
EliminarA benefício de inventário, achei as mulheres de Barcelona mais discretas ("sus palabras pocas"), do que as espalhafatosas madrilenas.
Também de acordo.
EliminarBem me parecia..:-)
Eliminar