sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Deferências e gentilezas


De uma forma geral, a clássica nomenklatura nacional reagiu, na net e redes sociais, incomodada ou despeitada (invejosa?, mas quem, inteiramente laico de espírito, quer ser cardeal, hoje em dia?). Eu próprio, me lembrei de Dantas, a propósito de Tolentino.
É evidente que não tenho nada contra ele. E a única vez que o vi, ao vivo, foi na Estefânia, a comprar Pastéis de Chaves numa loja gourmet. Se calhar, para levar para Roma e presentear Francisco e a sua cúria vaticana, altíssima e celestial.
Não muito diferente dum tal Martins que, mestrando na Aberta, nunca se esquecia de mimar as suas professoras, antes das aulas, com bolinhos doces, comprados amorosamente na Cister (ali, próxima), e com carinhosos vocábulos a acompanhar a oferenda. Foi assim que ele chegou a Real, na nossa pequenina república das letras. Lembre-se o povo: com papas e bolos...
Chegar a cardeal no enclave do Vaticano, sempre é outra louça - e desculpem-me a bisbilhotice pequena, porque ainda estamos na silly season. Ou assim parece...

8 comentários:

  1. Se os pastéis de Chaves tinham o aspecto dos seus da foto, o Francisco deve ter adorado!
    Ou então fez, como o meu pai fazia, uma imersão em chá a escaldar, deixou embeber bem e comeu.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, sendo legítimos e flavienses, têm bom recheio de carne e ficam estaladiços, quando bem fritos.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Julgo que cardeal poeta e português deve ser o primeiro na cúria do Vaticano. E até fiquei a gostar mais do Tolentino por ir comprar pasteis, independente de quem os tenha digerido. E neste caso sou madeirense, pode que venha a ser papa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus queira. E os santos ajudem, que os pastéizinhos flavienses farão a sua parte terrena.

      Eliminar
  3. Gosto de pastéis de Chaves. Mas, APS, são cozidos no forno. :-)
    Bom almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Erros meus, má fortuna, amor ardente/ em minha perdição se conjuraram", claro que são aquecidos no forno. É o que faz estar arredado da cozinha, por quem sabe mais, e melhor. Obrigado pela correcção, MR.
      As sardinhas estavam boas!

      Eliminar
  4. Nunca provei pastéis de Chaves e na minha ignorância até os associei a doce.

    Desejo-lhe um bom domingo:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo "pastéis" tem sempre uma certa ambiguidade: doce ou salgado.
      Bom dia.

      Eliminar