sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Inventário da safra


A hortelã vai bem, folhas verdinhas e cheirosas. Numa teimosa existência, por entre a secura de um Agosto um pouco pardo, o pequeno pé de salsa resistente conseguiu sobreviver e já vai em três caules fininhos progredindo em direcção à luz solar.
As rústicas e espontâneas beldroegas vão na sua segunda produção, vigorosa e alargada. Estão aqui, estão a dar para uma segunda sopa, este Verão. Vão dar é trabalho a depenicar os ramos, mas compensa bem a minuciosa tarefa.
No limoeiro da varanda a leste, o serôdio broto bejamim do fim de Junho, atrasado embora, lá vai crescendo e recuperando, a acompanhar os irmãos verdes, mais velhos. E vão cinco limões, com o prematuro e último.
Da oliveira, na varanda a sul, já se colheram os frutos - 56. Exactamente igual a 2018 ( mas que grande coincidência!), mas muito inferior à safra de 2017, que produziu 119. Mas, ao menos, as azeitonas são bem rechonchudas e parecem suculentas. E já se puseram a curtir...


7 comentários:

  1. A minha hortelã estava tão farfalhuda que foi desmembrada. De resto, este ano só tenho poejos.
    Comprei portulaca a pensar fazer uma sopa de beldroegas, mas quando cheguei a casa e vi o dístico: «não comestível». Está enorme, tem umas flores viçosas e de várias cores. Está linda!
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
  2. As beldroegas rebentam todos os anos? Eu sei que são selvagens, mas estas caseiras...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado, as beldroegas não apareceram. Espontâneas, creio que são um presente dos céus, ou dos pássaros..:-)
      Acho estranho esse aviso do dístico e tenho dúvidas sobre o lado "venenoso" das portulacas, sejam elas de que variedade forem.
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Que giro! Tem aí uma boa produção!

    Por aqui, nas minha varandas, comestível, só tenho um loureiro.

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tivemos um loureiro, mas finou-se, recobertas as folhas com umas pintas pretas esquisitas..:-(
      Bom Domingo.

      Eliminar
  4. Sem dúvida uma razoável produção "de varanda".
    As azeitonas são uma beleza.







    ResponderEliminar
  5. Como mini-agricultor, realmente, não me posso queixar do minifúndio..:-)

    ResponderEliminar