domingo, 29 de setembro de 2019

Apontamento 125: Recordar



Do meu tempo de estudante na Faculdade de Letras de Lisboa ficaram algumas, não muitas, boas recordações de Professores, com letra grande. Os que reuniam qualidades intelectuais e humanas não abundavam, mas encontrei-os tanto na área da Literatura, como em História e, igualmente, nas disciplinas de Linguística.

O Professor Ivo Castro merece o destaque, sobretudo pelo seu saber e distinção com que nos introduzira na História da Língua. Sabia-o também ligado a trabalhos científicos sobre “espólios”.

A recordação agradável das suas aulas contribuiu, pois, para adquirir o livro acima reproduzido. Recordo-me também de ouvir falar, na altura, do “legado” do Dr. Leite de Vasconcelos. Assim, para além do interesse na matéria abordada, fiquei a saber mais sobre os “papéis” do Dr. Leite na Faculdade de Letras de Lisboa.

Já conhecia o restante espólio, sobretudo alguns dos livros da sua biblioteca depositados no Museu Nacional de Arqueologia, em Belém.

E assim se fecha um ciclo, ficando o livro junto da “sua”  Etnografia Portuguesa, e recordando a figura deste “velho magro e meão”, nas palavras de Vitorino Nemésio.


Post de HMJ

2 comentários:

  1. Para meu pesar, não tive aulas com Ivo Castro. Um colega e grande amigo meu teve, e afiança que foi dos melhores professores que teve, entre Porto e Lisboa, com décadas de permeio. Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Miguel Barcelos:
      Pois, ficou para sempre a imagem do supremo gosto e saber.

      Eliminar