domingo, 15 de julho de 2018

Divagações 131


As andorinhas parecem, por agora, ter acabado a sua tarefa de sobrevivência alimentar, em voo, seriam cerca das 20h45. Daí, talvez três ou quatro moscas que se asilaram politicamente no recesso morno e acolhedor da varanda para, uma vez livres das caçadoras, se abandonarem, de novo, ao ar livre, era quase já noite.
Há associações bem estranhas: na varanda a leste, parece estar a crescer um frágil e núbil pé de salsa, no restrito vaso das duas orquídeas brancas. Terá pedido licença às suas aristocráticas vizinhas?
Naturalmente, os filhos florescem-nos, sobretudo, por entre os nossos 20/30 anos, embora hoje já venham, muitas vezes, de pais mais entrados, quando não serôdios. Talvez por atrasada alforria, descuido ou desespero de idade biológica.
A obra de arte, com frequência, demora toda uma vida, até aparecer - assim Il Gattopardo.
Quanto à poesia de qualidade, e mais irreverente, ou surge logo nas primeiras obras, ou nem vale a pena insistir. Nem todos são Herberto Helder para nos surpreenderem também com obras-primas de velhice.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Não deixam de ser, apenas, um olhar pessoal e umas opiniões subjectivas, embora próprias...

      Eliminar
  2. Gostei destas divagações.
    Às vezes fico baralhada, por causa de um ou outro nome ou assunto sobre o qual sou ignorante. Hoje, não.

    Um bom domingo para o APS:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, Isabel, folgo com isso.
      Faço meus, também, os seusvotos.

      Eliminar
  3. Gostei da referência ao "Leopardo" de Lampedusa.
    Apenas uma pequena divagação minha, em relação aos poetas.
    O que teria escrito Sebastião da Gama se tivesse
    chegado à velhice?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou muito céptico em relação àquilo que qualquer poeta pode escrever na velhice. O mesmo não penso em relação a um prosador de qualidade ou um pintor: veja-se Matisse ou mesmo Vergílio Ferreira.
      Só encontro, em Poesia portuguesa, duas excepções: Sá de Miranda (que terá chegado aos 70), e que compôs um belo soneto "À morte de sua Mulher", pelo menos, e Herberto Helder, que publicou livros muitíssimo interessantes, por volta dos 80 anos.

      Eliminar