domingo, 27 de janeiro de 2019

Para uma bibliografia exaustiva de Jorge de Sena


Este pequeno texto (4 páginas) de Jorge de Sena (1919-1978), escrito, tinha ele somente 24 anos, será um dos iniciais, se não o primeiro, a aparecer impresso numa publicação com alguma difusão nacional.
De Outubro de 1937 a Fevereiro de 1938, Sena integrou, como cadete da Escola Naval, a tripulação do navio-escola Sagres, que o levou a um périplo pelas (então) colónias portuguesas de África.



É, seguramente, dessa viagem marítima que o Poeta de Fidelidade veio a retirar os tópicos principais para o seu texto A Ilha que perdeu o Equador que viria a publicar mais tarde (Maio de 1944), no número 125 da revista O Mundo Português. Recordações de infância, ligeiras efabulações e a Ilha de S. Tomé constituem a base deste texto juvenil de Jorge de Sena.
E que penso não constar da bibliografia oficial e conhecida do Poeta, cujo centenário de nascimento este ano se comemora.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é um livro, mas uma revista. E o texto de Sena preenche apenas 4 das 48 páginas totais da pubicação. Não deixa de ser curioso.
      Saudações cordiais.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Jorge de Sena quis ser 'marinheiro' mas não foi admitido e ficou sempre um desgostoso com esse facto. Ainda bem que não foi - digo eu - porque provavelmente não se teria dedicado a estudar Camões, Pessoa, a literatura americana, etc.
    Esperemos que os portugueses lhe comemorem o centenário como ele merece.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pouca destreza física contribuiu para se perder um marinheiro, mas ganhar-se um intelectual e ensaísta de alta qualidade.
      Lá para Novembro, darei o meu modestíssimo contributo.
      Retribuo, com estima.

      Eliminar